WEBMAIL

O espelho e a vidraça

Conta-se que um senhor procurou o sacerdote para um encontro especial. Mostrava-se cansado, angustiado, estressado, desesperado, a ponto de querer acabar com a própria vida.
O sacerdote ouviu com paciência e amor a ladainha de problemas e preocupações. Depois,levantou-se da cadeira, tomou o homem pelo braço e o conduziu até a janela. O dia estava frio, a vidraça abaixada.
– Amigo, olhe bem através da vidraça. O que está vendo?
– Vejo pessoas, carros, casas …
– Agora venha comigo. Ali está um espelho. Coloque-se diante dele. O que está vendo agora?
– Enxergo meu rosto. Vejo-me a mim mesmo!
– Curioso, disse-lhe o sacerdote. Tanto a vidraça como o espelho são de vidro. No entanto, pela vidraça você enxerga pessoas andando, e pelo espelho você vê somente a você. Por que? O espelho é opaco, a vidraça é transparente.
Convidando-o a assentar-se novamente, o sacerdote prosseguiu:
– O vidro do espelho reflete nossa pessoa devido à camada que o cobre. O vidro da janela nos faz ver outras pessoas porque é transparente. Vamos chegar aonde eu queria. Amigo, suas angústias e preocupações formam como que uma camada opaca, circunscrevendo você em si mesmo, isolando-o do mundo externo, formando um curto circuito. Se você sair de você mesmo, se olhar para fora, para os outros, para o mundo, para a lua e as estrelas, vai sentir-se libertado,livre e leve. É preciso sair de si, olhar para novos horizontes…
Depois disso, o sacerdote convidou aquele homem a rezar um Pai Nosso para que ele pudesse entender essa realidade e recomeçasse uma nova experiência de vida. Colocou-se à disposição para continuar a ajudá-lo
Talvez esta história possa nos ajudar a não desanimar em nossos problemas e angústias. Necessitamos procurar uma pessoa madura, experiente na vida e buscar estabelecer um diálogo aberto e franco. Coma presença do Senhor e com suas luzes, pode-se retomar o caminho, sair de nós mesmos e nos lançar no amor concreto aos outros. A luz brilha e a paz volta quando assim fizermos.

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria