Notícias › 19/10/2016

Orquestra Jovem é aplaudida em pé durante apresentação em Santa Maria

terceira-edicao-projeto-medianeiraBasílica da Medianeira recebeu centenas de pessoas que prestigiaram a 3ª Edição do Projeto Cultural “Medianeira Instrumental”.

Um show de Músicas clássicas, regionais e sucessos internacionais. Assim ficou marcada a 3ª Edição do Projeto Cultural “Medianeira Instrumental”, da Arquidiocese de Santa Maria que aconteceu no domingo, dia 16 de outubro, na Basílica da Medianeira.

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, vinda de Porto Alegre e comandada pelo renomado Maestro Telmo Jaconi, foi aplaudida em pé pelo público presente que se emocionou com as canções instrumentais apresentada pela orquestra.

O corpo orquestral constituído por violino, violoncelo, viola, flauta, contrabaixo, piano e percussão, também contou com a participação do instrumento Bumbo Leguero.

A canção Querência Amada do saudoso Teixeirinha encerrou a apresentação da orquestra que foi aclamada pela plateia com o pedido de “mais um”. O pedido foi atendido gentilmente pelo maestro e seu grupo que finalizaram o espetáculo cultural ao som de mais uma música instrumental.
Ao todo, 12 músicas foram repercutidas na apresentação que durou cerca de uma hora levando música, emoção e cultura aos presentes. Dos 80 componentes da orquestra, 35 deles fizeram a apresentação em Santa Maria.

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foi criada em 2009, com o objetivo de proporcionar a inclusão social de jovens através da música. Voltada para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, com foco na inclusão social através da excelência musical, artística e cultural, a orquestra é mantida com o apoio de empresas patrocinadoras com projeto aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

O corpo orquestral é composto por 80 jovens entre meninos e meninas com idades entre 10 e 20 anos, presididos pela senhora Carla Maria Zitto e regidos pelo Maestro Telmo Jaconi, formado em música pela UFRGS.

Esta foi a terceira, das 12 apresentações que fazem parte do Projeto “Medianeira Instrumental” desenvolvido pela Arquidiocese de Santa Maria, através da Lei Rouanet. A apresentação também será transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão, no próximo sábado, dia 22 de outubro, às 12h45min.

No dia 20 de novembro tem mais, pois acontece a 4ª edição do Projeto Cultural “Medianeira Instrumental”. Em breve, a programação.

Por Franciele Volpatto
Assessoria de Comunicação do Projeto Medianeira Instrumental

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.