PASCOM RS › 11/06/2019

Pascom RS3 tem nova coordenação – transição foi marcada pelo incentivo a continuidade da missão confiada pela Igreja gaúcha –

Por Melissa Maciel,

secretária da Pascom do Regional Sul 3

Por ocasião da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora dos Bispos do Rio Grande do Sul realizada entre os dias 3 e 7 de julho em São Leopoldo, a coordenação regional da Pastoral da Comunicação – Pascom esteve reunida para deliberar sobre encaminhamentos oriundos da última reunião entre coordenadores da Pascom das arquidioceses e dioceses do RS, realizada em Porto Alegre, no dia 12 de abril de 2019, além de definir a nova composição da coordenação geral e das províncias eclesiásticas para o período de 2019-2022.

A jornalista Dorcelina Gomes, que esteve voluntariamente à frente da Pascom Regional cerca de cinco anos, passou a missão de coordenadora regional para a assessora de comunicação da Diocese de Cruz Alta, a jornalista Greice Pozzatto, para o período 2019-2022. A secretaria da Pascom Regional se manterá com a jornalista Melissa Maciel (Diocese de Osório), que estava interinamente no cargo desde meados de 2018. 

Para a representação voluntária da Pascom nas provinciais eclesiásticas ficaram: Porto Alegre com o designer Nelson Pereira, Santa Maria com o Pe. Roque Hammes (à confirmar), Pelotas com o leigo Lupi Scheer dos Santos e Passo Fundo com a jornalista Sammara Garbelotto.

Foi integrado ao grupo da coordenação regional da Pascom o assessor de comunicação da CNBB Sul 3, Pe. Rudinei Zorzo. Como bispo referencial se manteve Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva da Diocese de Montenegro, fará parte também da coordenação o bispo Dom Antônio Carlos Keller da Diocese de Frederico Westphalen, como auxiliar referencial, e como padre referencial, Pe. Diego Knecht da Diocese de Montenegro.

Entre os temas discutidos na oportunidade destacamos a participação do Regional no 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom, neste ano sediado em Goiânia/GO, de 18 a 21 de julho, o planejamento do Encontro Regional de Comunicação, que ocorrerá em Cruz Alta, em 23 de novembro e a partilha das atividades realizadas nas arquidiocese e dioceses alusivas ao 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Não é um adeus, mas até logo, até breve”

Dorce, como carinhosamente é chamada entre os/as pasconeios/as, em mensagem de anúncio da missão repassada à colega Greice, destacou que não se trata de despedida “até porque a Pascom é comunhão, unidade, celebração da comunicação na fé”, afirmou ela.

Dorce partilhou com os agentes da Pascom  do R,S no grupo de Whatsapp, que muitos foram os avanços e conquistas durante o período, os quais a nova coordenação tem por missão dar continuidade. Destacamos:

1) fortalecimento das equipes da Pascom nas arquidioceses e dioceses;

2) uma melhor compreensão do episcopado gaúcho sobre a Pascom;

3) criação de laços, parcerias e troca de experiências entre os comunicadores;

4) realização de encontros de formação regionais itinerantes;

5) comunicador representante em cada uma das quatro províncias eclesiásticas;

6) O evento “Café com a Imprensa” pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), que propiciou uma relação de proximidade com a mídia secular nas arquidioceses e dioceses;

7) a conquista de um orçamento para a Pascom através da apresentação de projeto pela coordenação, que, pela primeira vez, estará disponível ainda este ano.

8) representação em reuniões e eventos nacionais da Pascom.

O bispo referencial para a Pascom no RS, Dom Carlos Rômulo, em mensagem no mesmo grupo de Whatsapp, ressaltou o sentimento de gratidão que é também de toda a equipe de agentes da Pascom, agradecendo o empenho e perseverança no tempo que Dorce esteve à frente da Coordenação no Regional Sul 3.

“Gratidão por estes avanços na caminhada da Pascom. Acolhemos com alegria a nova Coordenadora Greice, a secretária Melissa, ao Pe. Diego como sacerdote referencial. Acolhemos também o apoio de dom Antônio Carlos Rossi Keller, que nos ajudará na Comissão Regional da Pascom. A todos e todas a minha bênção”, finalizou dom Carlos.

Muitas foram as manifestações de carinho e agradecimento pela dedicação de Dorce, por todo o trabalho realizado em prol da missão da Igreja por meio da Pascom e pela fraterna amizade que não se finda na transmissão da missão para a nova coordenação.

Legenda: Coordenação da Pascom Regional Sul 3 na reunião durante a Assembleia Anual dos Bispos do RS São Leopoldo