Notícias › 05/12/2016

Pastoral da Criança comemora o Dia Internacional do Voluntário

criancasA palavra “voluntário” vem do latim voluntarius, que significa “aquele que age por vontade própria”, ou seja, “tem a vontade de assumir livremente uma atitude responsável, criativa, comprometida, prazerosa e transformadora perante o mundo”, explica a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Arlete Medeiros.

Atualmente a Pastoral da Criança em todo o país conta com cerca de 180 mil voluntários, participando e multiplicando a cultura da solidariedade e do amor ao próximo. Levando vida plena às crianças e gestantes do Brasil e em mais 17 países. “Os voluntários são essenciais para a Pastoral da Criança. Na diocese de Osório não é diferente. Aqui somos mais de 400 voluntários, levando atendimento às crianças e gestantes nos momentos que mais precisam”, declara Arlete.

Para a coordenadora diocesana, “ser voluntário é isso. É doar a nossa vida para ajudar quem está precisando. É fazer a diferença na vida de outra pessoa. É fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem por nós.”.

A médica sanitarista Dra. Zilda Arns, juntamente com o bispo Dom Geraldo Majella Agnelo, em 1983, no Paraná, fundou a Pastoral da Criança, chegando a declarar que “esse é o melhor e mais abençoado dos trabalhos, porque é feito com puro amor, dedicação total, fé em Deus, procurando sempre aprender mais para ensinar mais, nessa rede de solidariedade.”.

Voluntários, não só a Pastoral, mas cada mãe, cada criança e suas famílias são gratos por todo o seu empenho, dedicação e testemunho do que é SER CRISTÃO. Todos vocês que seguem firmes e atuantes nos 13 ramos (Paróquias) da diocese de Osório, o nosso muito obrigado.

Papa Francisco afirmou em certa oportunidade que “cada cristão é missionário na medida em que testemunha o amor de Deus”. Vocês, voluntários, são testemunhos do amor misericordioso do Pai.

Fotos: Voluntárias atuando nas comunidades da diocese de Osório/Arquivo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.