Notícias › 17/10/2016

Pastoral da Educação realiza celebração pelo Dia do Professor em Erexim

Cerca de 50 pessoas, educadores em atividade ou aposentados, acompanhantes e 4 crianças participaram de celebração comemorativa ao Dia do Professor, na noite de sexta-feira, 14, véspera do mesmo, na igreja Nossa Senhora Aparecida, da Bela Vista, em Erechim, promovida pela Pastoral da Educação da Diocese de Erexim.

No início do encontro, houve acolhida a todos, leitura e comentário de breve texto do Pe. José Antonio Pagola em seu livro “O Caminho aberto por Jesus”, sobre o evangelho de São Lucas, destacando a gratidão pela vida “vida agradecida”. O autor comenta a gratidão do leproso samaritano, único entre dez, que voltou a Jesus para louvar a Deus por sua cura.

A seguir, professor Taylor Molossi, com violão, entoou o canto “Histórias da vida”, de Jorge Trevisol. Pe. Cezar Menegat, Pároco local e assessor da Pastoral da Educação, proclamou a passagem do evangelho de São Mateus, na qual Cristo diz a seus discípulos que são sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-16).

Após momento de interiorização, houve rito penitencial, conduzido pela Ir. Silvana Arboit, do Colégio Franciscano São José. Valeu-se do símbolo da vela acesa e abafada pela falta de ar, expressando as atitudes que “abafam” a Palavra de Deus, sal e luz. Professora Miriam Vial animou momento de louvor, a partir de “Vidas Agradecidas”, convidando os participantes a expressarem motivos de agradecimento, acendendo a vela. O momento foi concluído com um canto.

Pe. Cezar fez breve reflexão sobre o sentido da luz e do sal na vida de uma pessoa, em especial do educador. Acentuou que o mesmo deve buscar a luz na “vela grande”, Jesus Cristo, para poder ser luz para os colegas e educandos. Professora Lourdes P. Bergamin transmitiu a mensagem de Dom Leomar Brustolin, bispo referencial da Pastoral da Educação no Regional Sul 3 da CNBB, aos educadores do Rio Grande do Sul e convidou a todos a rezar juntos a oração do professor, preparada pelo Pe. Cezar para este momento. A celebração foi encerrada com a oração do Pai nosso, a bênção e o abraço entre todos, que permaneceram por bom tempo em alegre diálogo.

A equipe de Pastoral da Educação sentiu-se feliz com a participação dos educadores e julgou importante realizar outros encontros semelhantes.

Com informações de Lourdes Bergamin e de Ir. Silvana Arboit.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.