Pelotas promove 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe
O Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Bergmann, em conjunto com o Colegiado de Coordenação de Pastoral e da Coordenação de Pastoral Arquidiocesana (COPA), divulgou um comunicado sobre como será a vivência da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe.
Originalmente a Romaria ocorre no final do mês de Outubro, nesse ano além da troca da data (que esse ano será exatamente na Festa Litúrgica da Padroeira), terá um caráter Paroquial, considerando a impossibilidade de aglomerações, e a utilização das redes sociais para aproximar os fiéis e devotos da Mãe de Guadalupe.
Confira o proposta completa:
SOBRE A 35ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Que experiência nunca imaginada de celebrar a nossa 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe em tempo de pandemia! Afinal, “romaria” é sinônimo de “aglomeração presencial de romeiros”! Isso a pandemia não está permitindo.
É possível celebrar a nossa 35ª Romaria de modo alternativo? Sim, e vejamos:
1º Rezaremos o “Rosário Missionário da Arquidiocese”, o mesmo que rezamos por ocasião da Celebração dos 110 Anos da Diocese/Arquidiocese em agosto; será rezado nos dias 7, 8, 9 e 10/12; estará à disposição pelo Facebook da Arquidiocese já pela manhã, e, pela RU – Rádio Universidade será levado ao ar para ser acompanhado à noite às 22 horas; nossa oração conectada através do Facebook e da RU dará um caráter de comunhão arquidiocesana – “rezamos com a Arquidiocese!”.
2º Realizaremos um Tríduo de Preparação para a 35ª Romaria, nos dias 9, 10 e 11/12, celebrado nas paróquias; a forma de celebração será determinada por cada paróquia – ou Celebração da Eucaristia, ou Celebração da Palavra, elas presencias ou transmitidas, etc..
Sugestão de temas para o Tríduo:
1º DIA: “O QUE ENSINA MARIA ACOLHENDO A PALARVA DE DEUS – PARA ESTE TEMPO DE PANDEMIA”;
2º DIA: “O QUE ENSINA MARIA CUIDANDO DA VIDA E DA FAMÍLIA – PARA ESTE TEMPO DE PANDEMIA”;
3º DIA: “O QUE ENSINA MARIA ESTANDO JUNTO À CRUZ DE JESUS – PARA ESTE TEMPO DE PANDEMIA”.
3º No dia 12/12, dia da Romaria, teremos uma Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe; será presidida pelo Arcebispo, com a participação dos membros da COPA – Coordenação Pastoral Arquidiocesana; razão dessa presença: na COPA estão todas as instâncias (presbíteros, diáconos, consagrados e leigos) e todos os grupos pastorais (pastorais, movimentos, setores e organismos) representados; através dos membros da COPA, todos estaremos presentes nesta Celebração; ela será transmitida por nossos meios sociais e virtuais, para podermos acompanhar em comunhão.
4º No dia 12/12, dia da Romaria, depois da Celebração das 15 horas no Santuário, em todas as nossas paróquias (em qual comunidade e em que horas, a paróquia que determina) teremos uma Celebração Eucarística; pode-se usar a Liturgia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe; em algum momento da Celebração, lê-se a Mensagem da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe do Arcebispo; assim, daremos um caráter bem paroquial à nossa Romaria.
5º No dia 12/12, dia da Romaria, será lançado, caracterizando a singular experiência pandêmica que estamos vivendo, o seguinte gesto concreto: DO DIA DA ROMARIA ATÉ O NATAL, EM TODAS AS COMUNIDADES, RECOLHEREMOS A DOAÇÃO DE MATERIAL DE ALIMENTAÇÃO, DE HIGIÊNE, DE VESTIMENTA, etc., especificamente para ser destinado para famílias de desempregados por causa da pandemia.
Com informações da Arquidiocese de Pelotas