Sem categoria › 19/07/2017

Posse do novo bispo para diocese de Uruguaiana dia 20 de julho

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria 

O Papa Francisco, no dia 31 de maio de 2017, nomeou dom José Mário Scalon Angonese, como novo Bispo da Diocese de Uruguaiana, no extremo sul do Brasil. Com essa nova missão, Dom José Mário é transferido da sede titular de “Giuffi” e do ofício de Auxiliar na Arquidiocese de Curitiba no Paraná, para ser o 8º Bispo de Uruguaina (RS).

Dom José Mário nasceu no dia 01 de junho de 1960 em Unistalda – Santiago (RS). Filho de Roberto e Henrica Scalon Angonese (In memória), foi ordenado sacerdote no Clero de Santa Maria, aos 16 de dezembro de 1989 em Nova Esperança do Sul, por dom José Ivo Lorscheiter. Em 20 de fevereiro de 2013 o Papa Bento XVI nomeou-o como bispo titular de “Giuffi” e auxiliar de Curitiba – Paraná.

Seu lema foi inspirado no profeta Isaias: “Eis-me aqui. Envia-me” (Is 6,8).

Este lema evidencia a sua disposição em fazer a vontade de Deus onde a Igreja necessitar. O chamado exige desprendimento e prontidão em servir e colocar-se nas mãos misericordiosas de Deus para servir.

Dom José Mário sucede a dom Frei Aloísio Alberto Dilli, O.F.M., que atualmente é o bispo titular da Diocese de Santa Cruz do Sul – RS.

Em sua primeira mensagem para a nova Diocese, dom José Mário afirma:

“Quis o Senhor, através do Papa Francisco, nomear-me bispo titular para a Diocese de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Acolho com disponibilidade e satisfação esta missão que me é confiada. Prometo empenhar-me, com todas as minhas possibilidades, para realizar, com o apoio das lideranças, ordenadas e leigas, um dedicado e intenso trabalho de evangelização a fim de que Jesus Cristo, seja sempre mais, conhecido, amado e seguido” (31/05/2017).

Dom José Mário traz consigo uma bela experiência de presbítero, animador vocacional e formador, pároco, administrador e bispo auxiliar na grande arquidiocese de Curitiba. Seu testemunho de fé, alegria, criatividade, firmeza e disponibilidade serão um grande impulso evangelizador na Diocese de Uruguaiana.

Nossa Província Eclesiástica de Santa Maria e o Regional Sul 3, acolhemos a dom José Mário com os braços abertos e lhe desejamos que se sinta em casa, “Tchê”!

Todos somos convidados para sua posse festiva na quinta-feira, dia 20 de julho, às 18:30hs., na Catedral Sant’Ana de Uruguaiana.

Que dom José Mário seja protegido por São Miguel Arcanjo em sua nova missão e que Nossa Senhora Conquistadora o guie no pastoreio da Diocese de Uruguaiana.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.