Notícias › 13/09/2017

Presbíteros de Erexim participam de formação humana

Padres da Diocese de Erexim vivem seu 5º encontro de formação permanente promovido pela Pastoral Presbiteral, de 12 a 13 de setembro, no Seminário de Fátima, com assessoria da psicanalista Patrícia Ferreira da Costa, de Belo Horizonte.

Na abertura do encontro, Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e Coordenador da Pastoral Presbiteral, em nome de Dom José, que está em encontro de bispos capuchinhos em Assis, Itália, lembrou duas prioridades da Comissão Nacional de Presbíteros, a Pastoral Presbiteral e a formação permanente, visando o crescimento na comunhão e na participação de cada presbitério diocesano.

A assessora reflete com os padres fatores de crescimento humano psicossomático e partilha com eles aspectos do comportamento como a depressão, a fragilização das relações familiares e sociais, a transferência afetiva deFormação humana02 pessoas para animais de estimação, a importância da prática religiosa, a necessidade de momentos de contemplação na dimensão indispensável do descanso conforme a bíblia. Ela destaca também a tendência inata e a necessidade natural de todo ser humano ao crescimento, à realização, à necessidade de ser participativo e de contribuir, de ambiente facilitador para a integração, de princípios básicos de confiabilidade. A assessora aborda igualmente a missão do padre de estar a serviço do cuidado a pessoas, mas que, ao mesmo tempo, precisa de cuidado e como cultivá-lo.

A assessora: Patrícia é natural de Caratinga (MG). Tem 45 anos, é mãe de duas adolescentes. Seus pais são muito atuantes em sua comunidade, sendo ministros extraordinários da comunhão eucarística. Ela integrou o grupo do teólogo jesuíta João Batista Libânio, professor, conferencista, autor de muitos livros. É psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997); Pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela mesma Universidade (2006); Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação daquela Universidade; Diretora do Centro Winnicott de Belo Horizonte; Professora do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana; Professora convidada pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte; Professora da Pós-graduação do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) da mesma cidade. Tem consultório de Psicanálise. Presta assessoria a Congregações religiosas e a Dioceses, ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em simpósios e jornadas de psicologia e psicanálise.

Com informações da Diocese de Erexim.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.