Destaques › 25/04/2017

Presidente do Regional Sul 3 fala sobre a importância da 55ª Assembleia Geral da CNBB

dom-jaime-sDom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3, à caminho da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontecerá de 26 de abril a 5 de maio, no Centro Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), falou sobre a importância da comunhão dos bispos e dos assuntos que serão abordados.

Segundo dom Jaime, é um momento forte de comunhão episcopal, onde os bispos de todo Brasil buscam refletir sobre a vida da Igreja nas suas diversas realidades. “A celebração da Assembleia diz de um espírito de sinonalidade em que se busca construir uma sintonia entre todas as Igrejas Particulares do Brasil. Este ano tem como tema central a ‘Iniciação à Vida Cristã’ de cunho catecumenal”, destacou.

Na sua visão a vida cristã é um caminho imprescindível para a renovação das comunidades e paróquias. “Precisamos recordar que a Igreja não é feita simplesmente de adeptos, mas constituída de discípulos e discipulas que precisam ser introduzidos do caminho da vida cristã. Nesta perspectiva, certamente, se pode resgatar o princípio da transmissão da fé às novas gerações que é um trabalho que toca a todos na comunidade de fé. Transmitir a fé às novas gerações, filhos e filhas de uma sociedade marcada por complexidades, desafios, é também de uma responsabilidade própria de toda comunidade de fé”, frisou.

Lembrou que durante a assembleia se debaterão outros assuntos candentes sobre a realidade nacional. A situação econômica e política do povo. Os sinais do desemprego, a violência na cidade e no campo. A Reforma da Previdência e Trabalhista que são questões que preocupam grande parte da população. São muitas as situações que marcam a vida do povo no cotidiano e, consequentemente, da Igreja.

“Esperamos que a Assembleia seja um momento forte de escuta do que Nosso Senhor tem a dizer a Igreja. Por isso, precisamos estar atentos naquilo que o Evangelho pede de todos nós. Os bispos reunidos em assembleia buscam juntos construir indicações para responder aos desafios da evangelização hoje”, destacou.

Ainda de acordo com o prelado, neste ano em que “recordamos os 300 Anos do encontro da imagem de Aparecida, pedimos a Nossa Senhora que inspire os bispos do Brasil. Suplicamos a Nossa Senhora que interceda pelo nosso povo. Para que juntos, sociedade e Igreja, Igreja e Sociedade, discípulos e discípulas, possamos colaborar para a construção dias melhores para aqueles que que virão depois de nós”, concluiu Spengler.

 

Por Judinei Vanzeto

Assessoria de Imprensa

Regional Sul 3 da CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.