Notícias › 22/11/2017

Projeto Curta na Educação reflete sobre Não-Violência na escola

IMG_1655

Neste dia 22 de novembro foi realizado o Encontro de Abertura da VII Edição Temática Anual do Projeto Curta na Educação, Curta Não-Violência, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS). A Edição 2018 do Projeto Curta na Educação, Curta Não-Violência, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (CCDH), operacionalizado através do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), é pensada à luz do tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e superação da violência”.

Segundo Harlei Noro, secretário estadual da ANEC, a atividade é dirigida aos professores de todas as redes de ensino, diretores, coordenadores e lideranças estudantis. “É realizada com a finalidade de formar multiplicadores para a Edição 2018, cujo objetivo geral é refletir sobre a superação da violência, a partir do mundo da educação, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, através da participação e o exercício da cidadania, produzindo textos, vídeos e outros subsídios que sintetizem as reflexões e ações geradas a partir do tema”, explicou.IMG_1656

A reflexão sobre o tema violência, tema gerador da Edição 2018 do Projeto Curta na Educação, foi desenvolvida através de uma mesa de trabalho com a participação dos assessores: Ma. Ana Claudia Cifali, integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC) da PUCRS, com a palestra “Convivência humana e violência”; Dr. Jonas Scain Farenzena, Defensor Público, com a palestra “Violência e Ordenamento jurídico”; Dr.ª Marlene Inês Spaniol, Professora de Pós-Graduação na Uniritter, com a palestra “Caminhos de superação da violência”.

Oficinas 

À luz da reflexão proposta no turno da manhã e das pistas de ação apresentadas pelos palestrantes, no turno da tarde, foram realizadas Oficinas para a Formação de Multiplicadores voltados à Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a fim de que as atividades relacionadas ao Projeto sejam desenvolvidas junto às Instituições de Ensino promovendo, também, a participação nas diferentes iniciativas do Projeto, tais como o Concurso Cultural de Curtas e a Audiência Pública. No mesmo período ocorreu atividade voltada aos gestores das instituições de ensino, com a abordagem de temática relacionada à violência no ambiente escolar.

Curta na Educação

Curta na Educação é um projeto criado e desenvolvido por iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (CCDH), operacionalizado através do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), com o intuito mobilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, de todas as redes de ensino, na reflexão e ação voltadas para questões de relevante interesse social, a partir da proposta anual da Campanha da Fraternidade, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

Por Judinei Vanzeto

Jornalista

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.