Notícias › 12/11/2017

Capacitação do projeto Lectionauta é realizado em NH

WhatsApp Image 2017-11-12 at 19.12.59Cerca de cem jovens e assessores adultos, de várias dioceses do Rio Grande do Sul, participaram da primeira capacitação do Método de Leitura Orante e Vivencial do Projeto Lectionautas, de 10 a 12 de novembro, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Novo Hamburgo (RS). Com o objetivo engajar a população jovem conectada à internet, a conectar a Palavra de Deus através da Leitura Orante, fazendo dela um instrumento de evangelização.

O encontro foi assessorado pelo padre Antônio Marcos Depizzoli, Assessor Nacional Bíblico e Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Décio José Walker, Referencial da Iniciação da Vida Cristã, do Regional Sul 3 da CNBB e Márcia Carneiro, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), de São Paulo (SP).

Padre Antônio Marcos iniciou sua fala com a frase: “Se eu sou discípulo de Jesus Cristo, tudo em mim tem que refletir Jesus: meus passos; meus atos; comportamentos e sentimentos”, frisou o assessor.

Segundo Catherine Viegas, participante da diocese de Cachoeira do Sul, o encontro foi uma ótima oportunidade e experiência para a vida. “Esse curso vai abrir novas oportunidades, não somente para aprimorar minha comunicação, mas sim, ensinamentos, aprendizado e a certeza que estou me capacitando para me tornar uma multiplicadora dessa iniciativa. A metodologia aplicada é fantástica, a alimentação, as palestras muito bem formuladas, a didática, a acolhida, tanto na paróquia quanto na casa das familiares que nos acolheram”, destacou.

Projeto Lectionautas

O site Lectionautas.com nasceu de um projeto conjunto do CEBIPAL/CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e da Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), com o objetivo de promover uma Igreja Missionária para todo o lectionautas continente. Os destinatários do projeto são os jovens da Igreja Católica na América Latina e Caribe. O programa oferece aos internautas itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.

Atualmente, cerca de 300 mil jovens internautas são envolvidos semanalmente com a Palavra de Deus e outros tantos são capacitados para disseminar o método da Leitura Orante.

Leitura Orante

A Leitura Orante (Lectio Divina) é um método antigo na tradição cristã. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, e seus quatro passos são preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A leitura tem por objetivo auxiliar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo.

Lectionautas Brasil

Em abril de 2011 foi lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o site do Projeto Lectionautas Brasil. Trata-se da versão brasileira do programa para internautas do nosso país. No site Lectionautas Brasil o internauta tem acesso a conteúdo bíblico formativo.

O material para a Leitura Orante do Evangelho do domingo está disponível sempre às quartas-feiras. Na página também se encontram links com notícias do site da CNBB e Liturgia Diária, orientações, arquivos explicativos sobre o Projeto e a exortação do papa Bento XVI que pede aos jovens aprofundamento na Palavra de Deus.

Acesse o site em: www.lectionautas.com.br

Por Judinei Vanzeto e Catherine Viegas

(Colaboração)

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.