Notícias › 23/02/2017

Projeto leva jovens rurais ao estímulo da agroecologia no RS

EJR2Com o objetivo de proporcionar aos jovens da roça uma formação integral que lhes dê condições de serem multiplicadores do projeto de agroecologia, conscientes politicamente, engajados no trabalho comunitário e social e que possam estar organizados e articulados para a permanência na roça, surgiu a iniciativa de um encontro de jovens multiplicadores da agroecologia, promovido pela Escola de Jovens Rurais (EJR), que foi realizado nos dias 13 a 15 de fevereiro de 2017, em Arroio do Meio (RS). O encontrou contou com a presença de 60 jovens oriundos dos municípios de Progresso, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Lajeado, região do Vale do Taquari.

A EJR é um projeto alternativo da Diocese de Santa Cruz do Sul (RS) que existe desde 1991 e é voltado para jovens da roça para desenvolverem alternativas de permanência na roça com agroecologia.

Segundo informação dos organizadores, foram tratados os temas da agroecologia com visita ao Apiário Gisch, as hortas Ecológicas da Márcia Ferrari e da Helena Weizenmann. Além disso, os participantes conheceram o Alambique Maders. Todas as experiências são de Forqueta, Arroio do Meio e são exemplos de produção ecológica.

“As visitas foram para inspirar os jovens a desenvolverem seus projetos em suas propriedades, com apoio do Projeto Sementes Crioulas Sementes da Vida. Além das práticas sobre agroecologia, houve estudo sobre os modelos de Agricultura (modelo tradicional, modelo convencional e modelo agroecológico), como elaborar projetos, uma reflexão sobre Brasil e Alemanha pela voluntária Hanna, o calendário lunar biodinâmico do CAPA, o tema das drogas foi abordado pelo Frei Albano, além de brincadeiras e planejamento das próximas atividades”, lembrou Oldi Helena Jantsch, coordenador da EJR.

De acordo com Maurício Queiroz e Oldi Jantsch, que coordenam a EJR, “a etapa foi um momento especial de fortalecer o espírito de grupo, se concentrar na agroecologia e no desenvolvimento dos projetos dos jovens além de planejar a caminhada do grupo para 2017. O encontro foi realizado com bastante momentos de espiritualidade e contou com o apoio financeiro do Fundo Estadual de Solidariedade”, frisaram.

 

Com informações da EJR.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.