WEBMAIL

“Promover, Defender e Cuidar da Vida”

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Estamos encerrando a Semana Nacional da Vida, iniciada no dia 1º de outubro, cujo tema, “Adoção – amor com laços do coração”, e lema, “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim” (Mt 18,5).

Caríssimos irmãos e irmãs. O objetivo da Semana Nacional da Vida é promover, defender e cuidar da vida, desde a concepção até o seu fim natural; salvaguardar o direito de viver de todos os que foram concebidos, a fim de que “todos tenham vida e a tenham em abundância” conforme as palavras de Nosso Senhor Jesus em Jo 10,10. Na verdade, não podemos nos omitir diante dos atentados contra a vida, especialmente as mais fragilizadas, inocentes e indefesas. Promover, defender e cuidar da vida é um compromisso de todo ser humano. Frente os desafios presentes em nossa sociedade, queremos reafirmar o valor inviolável da vida desde a sua concepção até o seu fim natural e lembrar que nada justifica a luta pelos direitos de alguns à custa da vida de outrem.

A Semana Nacional da Vida culmina com o Dia do Nascituro em 8 de outubro como forma de louvar a Deus pelo dom precioso da vida, promovendo-a e defendendo-a de todo tipo de violência que a possa destruí-la já no ventre materno.

Assim sendo, muitos se perguntam: Quem é o nascituro? A resposta a tal questionamento advém do próprio Estatuto do Nascituro, no qual se lê: “Nascituro é aquele que irá nascer e que foi gerado e não nasceu ainda. Nascituro é o feto, um ser humano já concebido e ainda está no ventre da mãe pronto para nascer” (Artigo 2º do Estatuto do Nascituro).

Prezados irmãos e irmãs. O dia do nascituro tem como objetivo fazer com que analisemos nossa consciência, a fim de avaliar como estamos dando a devida atenção e cuidado ao valor da vida, como também aos riscos que as crianças correm desde a sua concepção até o nascimento. O Dia do Nascituro, está em conexão com a Promoção e Defesa da Vida, desde sua concepção até o seu fim natural.

Segundo a Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a atividade da Semana Nacional da Vida, e o Dia do Nascituro, é uma feliz iniciativa da Igreja no Brasil. Fazer ecoar na consciência, não só dos católicos, mas também de todos os homens e mulheres de boa vontade, em toda a sociedade brasileira, e quiçá do mundo, o quão é necessário criar uma cultura da vida numa realidade que, muitas vezes, passou a considerar certas condições humanas como descartáveis, criando situações à banalização da vida.

Caros irmãos e irmãs. Diante de uma sociedade marcada pela cultura de morte, recordamos o que o Projeto de Lei Nº 478/2007, o qual dispõe sobre o Estatuto do Nascituro discorre em seu Artigo 4º: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar ao nascituro, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, ao desenvolvimento, à liberdade e à família, além de colocá-lo a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Dessa forma, somos convocados a promover e defender a vida, desde sua concepção até ao seu fim natural. De outra parte, somos chamados a nos unir em oração para que o mundo e a sociedade, como um todo, valorize sempre mais o dom precioso que Deus nos concedeu gratuitamente, a saber: a Vida.

Convido-os, portanto, a rezar juntos, a Oração do Nascituro:

“Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criastes por amor. Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém!”

Caríssimos irmãos e irmãs. Diga Sim à Vida! Deus os abençoe e tenham todos, um bom domingo!

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim