Notícias › 02/05/2018

Realizada reunião da Comissão de Leigos

Diocese de Erexim – Representantes da maioria das paróquias da Diocese de Erexim participaram da segunda reunião do ano, da Comissão Diocesana de Leigos, no sábado, 28, no Centro de Pastoral. No total serão 5 encontros. Após a oração inicial, preparada e conduzida por equipe do grupo, Dom José lhes dirigiu sua palavra relatando aspectos da recente Assembleia Geral da CNBB, que teve como tema central a formação dos futuros e atuais presbíteros no Brasil, a partir de documento da Congregação para o Clero sobre o assunto e diante dos desafios da realidade atual.

A assembleia também refletiu sobre a Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, em outubro deste ano, e o Sínodo dos Bispos da Amazônia em 2019. Dom José, destacou a necessidade de um olhar positivo em relação aos jovens, compreendendo suas aspirações e valorizando suas iniciativas. Destacou também o testemunho missionário do Bispo emérito de Marajó, no Pará, no dia do retiro dos bispos e o depoimento de um bispo da África que relatou a situação de violência e miséria na região em que atua. Dom José mencionou ainda o desafio que a realidade atual apresenta aos leigos e leigas, exortando-os a viverem nela a sua missão transformadora.

Em seguida, houve partilha das atividades em andamento em cada paróquia em relação ao Ano Nacional do Laicato e foram dados os primeiros encaminhamentos para o encontro diocesano de leigos que será realizado no encerramento deste ano a eles dedicado, no dia da Solenidade de Cristo Rei, em 25 de novembro. O encontro tem previsão de início às 13h30, no Salão da URI, com show/palestra e missa, às 17h.