Notícias › 23/11/2016

Retiro dos Diáconos Permanentes, aspirantes e esposas

diaconos-permanentesNo sábado, dia 19 de novembro de  2016, participamos do encontro de Diáconos Permanentes, aspirantes e esposas, realizado no Seminário Menor Santo Cura D’Ars, cujo pregador foi Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano de Rio Grande. O retiro foi um momento de reflexão sobre a nossa caminhada, principalmente no que diz respeito a espiritualidade do Diácono Permanente, na família, no trabalho e no ministério.

Dom Ricardo, primeiramente abordou a questão da espiritualidade a partir da Palavra de Deus, com reflexão sobre diversas passagens bíblicas, que apontavam para a vida segundo o Espírito de Deus. Posteriormente, Dom Ricardo nos convidou a relembrar o momento que sentimos o primeiro encontro com Cristo. Momento este que nos impulsionou a aderir o processo de conversão.

No terceiro momento meditamos a passagem bíblica que fala dos Discípulos de Emaús (Lucas 24, 13-35), onde muitas vezes nos vemos desanimados pela falta de fé, de crer verdadeiramente no projeto de Deus anunciado por Jesus Cristo.

Para nós, casal João Luiz e Liliane Maiato, este retiro foi uma experiência impar em que podemos parar e refletir sobre os sinais de Deus em nossa vida. Com relação ao ministério diaconal, podemos afirmar que este retiro proporcionou-nos a certeza de que somos instrumentos de Deus enquanto diáconos, mas muitas vezes somos fracos na fé, precisamos urgentemente crer na ação de Deus. Somos chamados a ser semeadores, porém a colheita pertence a Deus.

Nosso agradecimento a disponibilidade,  atenção e paciência que Dom Ricardo dedicou a todos neste retiro.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

 

Diácono João Luiz Maiato

______________________________________________________

O Retiro foi muito bom! Dom Ricardo mostrou/reforçou o caminho que o diácono deve seguir. A necessidade de estar sempre em oração e buscar intensamente a conversão. Comentou a necessidade de estar em missão, levando Cristo para os irmãos carentes, ser acolhedor e trabalhar exaustivamente pelo Reino de Deus. Foi momento de muita riqueza espiritual e teológica. Sinto-me renovado e ainda mais forte na fé! Tenho muito a agradecer a dedicação e atenção de Dom Ricardo à diaconia Santo Estevão.

Diácono Cláudio Nascimento

_________________________________________________________

Eu tive uma excelente impressão do retiro. Nosso Bispo, Dom Ricardo, conduziu o retiro com uma grande espiritualidade. Mostrou a grande missão do Diácono, a partir de “Jesus servo”, a serviço do Pai. Em nenhum momento houve dispersão dos participantes. A participação dos presentes sempre se fez com alegria e motivação. Trouxe a importância das esposas na missão do Diácono.

Em todos os momentos, Dom Ricardo deixou claro a importante missão do Diácono na construção do projeto do quinquênio, a caminho do jubileu. Sempre se colocou como Diácono a caminho da missão. Deixou aos diáconos e aspirantes a importância da constante busca de formação e espiritualidade. Bem vindo, Dom Ricardo!

Diácono Carlos Augusto Velasques Ricarte

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.