Notícias › 27/11/2017

Rio Grande: Assembleia reúne 250 representantes

 

rio Grande AA Diocese do Rio Grande realizou, no último domingo, 26 de novembro, a 36ª Assembleia Diocesana no auditório do Colégio Salesiano Leão XIII. Presidida pelo Bispo Dom Ricardo Hoepers, a assembleia contou com a participação de cerca de 250 representantes das 123 comunidades dos seis municípios da Diocese do Rio Grande, entre bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos.

Dom Ricardo abriu a assembleia, destacando os números de comunidades e população de cada área da Diocese. A mesa de condução dos trabalhos também contou com Dom José Mário Stroeher, Bispo Emérito; padre Gil Pereira Júnior, Vigário Geral; padre Peterson Figueiredo, Ecônomo; padre Nedir Piovesan, Coordenador de Pastoral; Frei Paulo Maia, Assessor do Setor Bíblico Catequético, e Selviria Moraes, Coordenadora do Setor Bíblico Catequético.

Com base nos Documentos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para Iniciação à vida Cristã, a assembleia votou as prioridades para o ano catequético de 2018. O trabalho, que contou com a mediação do irmão Claudiano Teacher e o suporte do frei Paulo Maia, começou com a identificação de três prioridades por cada um dos 12 grupos formados. Novamente reunidos em assembleia, os representantes das comunidades da Diocese debateram as prioridades identificadas e escolheram as três mais importantes.
A assembleia também aprovou o Recebimento da própria Assembleia e o Regimento do Conselho das Áreas Pastorais. A votação foi conduzida pelo padre Gil Pereira Júnior.

O ecônomo, padre Peterson Figueiredo, apresentou o balancete geral da Mitra Diocesana dos10 primeiros meses de 2017. A Mitra do Rio Grande conta com 104 funcionários, incluindo todas as paróquias.

Novos seminaristas

No final do evento, Dom Ricardo apresentou dois novos os seminaristas: Edenilson Gomes Teixeira e Wendel Bittencourt. Também foram chamados os seminaristas Eder Borges, que está concluindo seus estudos de Teologia; Marlos Lima, que finaliza estágio missionário, e Waldemar Amaral, que cursa Teologia.

O Bispo do Rio Grande também destacou a presença da funcionária mais antiga da Mitra Diocesana, Dulcinéa Lucas, e da funcionária da tesouraria, Iara Lucas Costa.

A Missa de Encerramento da 36ª Assembleia Diocesana marcou a abertura do Ano do Laicato, reunindo leigos e religiosos na igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.