Bispos › 26/08/2017

Romaria da Santa Cruz

A 16ª Romaria da Santa Cruz, marcada para o dia 10 de setembro, inclui em sua programação o lançamento do 11° Plano Diocesano de Pastoral. Elaborado a partir das decisões da 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em 2016, o Plano apresenta como objetivo proporcionar às pessoas a oportunidade de se encontrarem com Jesus Cristo, através do processo da Iniciação à Vida Cristã, inserindo-as na comunidade eclesial, como discípulos missionários, na perspectiva de uma Igreja Samaritana.

O tema da 16ª Romaria da Santa Cruz é Discípulos de Jesus Cristo a exemplo de Maria. A proposta é a de motivar os romeiros a se espelharem em Maria, a Mãe das Dores, para trilharem o caminho do discipulado de Jesus Cristo. Entendemos que não há ninguém melhor para conduzir as pessoas a Jesus Cristo do que sua própria Mãe. Por isso, na caminhada e nas orações da Romaria, seremos motivados a aproximar-nos de Maria e, assim como ela, guardarmos no coração tudo aquilo que Jesus tem a nos dizer (Lc 2,51).

A programação da Romaria já começa na véspera (dia 09 de setembro), quando um grupo de jovens irá se reunir no Seminário São João Batista em uma vigília de oração e reflexão.

No dia 10, a programação começa às 08 horas da manhã, com a acolhida aos romeiros na frente da Igreja dos Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz. Na oportunidade, padres estarão na Igreja à disposição dos romeiros para confissão.

Às 08h30m será feita a cerimônia de abertura com a palavra do prefeito municipal (ou seu representante) e a palavra do bispo diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli.

Às 09 horas deverá ser dado início à caminhada até o Seminário São João Batista. Na animação estarão as paróquias de Mato Leitão e Palanque. Deverá ser uma caminhada de reflexão, oração e penitência. Juntos faremos a experiência dos discípulos de Jesus Cristo pelas colinas da Galiléia, Samaria e Judeia, sempre acompanhados pelas santas mulheres, entre as quais se encontrava Maria, a Mãe de Jesus.

Ao chegar no Seminário São João Batista, pelas 10h15m,nos reuniremos em torno do altar para a celebração da Eucaristia. Será o momento auge da Romaria.

Tão logo termina a missa, Dom Aloísio Dilli e a coordenação de pastoral farão o lançamento do Plano Diocesano de Pastoral. Romeiros e romeiras serão convidados a serem os divulgadores do Plano, abraçando, junto com o bispo, a “iniciação à vida cristã na perspectiva de uma Igreja Samaritana”.

Seguir-se-á um intervalo para o almoço, conversas e visita às tendas. Às 13 horas começam as apresentações artísticas e às 14h30m será feita a bênção do envio.

No local da Romaria haverá água potável, água quente para o chimarrão e uma variedade de lanches para o almoço e merenda. Também haverá espaço para adoração ao santíssimo, confissões e cine vocacional. Quem quiser sentar, poderá trazer cadeira ou toalha. Não esqueçam a cruz da romaria que está nas paróquias e o quadro de Nossa Senhora das Dores.

Estamos aguardando a cada um e a cada uma de vocês.

Pe. Roque Hammes

 Pela coordenação da Romaria

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.