Notícias › 16/11/2016

Romaria Estadual da Medianeira reuniu mais de 350 mil romeiros

 

A devoção a Mãe Medianeira trouxe milhares de romeiros às ruas do coração do Rio Grande do Sul e bate recorde de público.

romaria-smA Romaria Estadual da Medianeira chegou a sua 73ª edição no último domingo, dia 13 de novembro, na cidade de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul.

O evento foi precedido pela trezena móvel, que percorreu as principais Paróquias da cidade, e finalizou na sexta-feira, dia 11 de novembro com Missa na Paróquia Santa Catarina.

No sábado, dia 12, centenas de devotos participaram da Missa da Saúde no Santuário Basílica Medianeira.

Por volta das 8h15min, de domingo, 13, teve início a grande procissão que saiu da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, e percorreu as principais ruas até chegar à Basílica Nossa Senhora Medianeira para a Missa Campal, celebrada no Altar Monumento.

A imagem da Mãe Medianeira foi acompanhada por milhares de fiéis vindos de todas as regiões do estado, país e também de fora do Brasil.

A celebração religiosa foi presidida por Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre e foi transmitida ao vivo pela romaria-sm1Rede Vida de Televisão para todo o Brasil e também pela Rádio Medianeira AM.

Junto ao cordão de isolamento, próximo a imagem, políticos acompanharam o trajeto. Entre eles o prefeito de Santa Maria, José Haidar Farret, o Prefeito eleito Jorge Pozzobom e o ex-chefe do Executivo e agora secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, representando o Governador do Estado José Ivo Sartori. O prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) também participou do evento.

Durante a procissão, devotos de todas as idades pagavam promessas agradecendo por graças alcançadas. Muitas pessoas fizeram o trajeto de pés descalços, outras andaram de joelhos, crianças vestidas de anjo e outras inúmeras manifestações de fé e devoção marcaram a caminhada em homenagem à padroeira do Rio Grande do Sul.

Neste ano, o tema da Romaria foi “Com a Medianeira, vivamos a Misericórdia”, e o Lema “Mãe da Misericórdia, rogai por nós! Intercedei a Deus por nós!”.

Dom Leomar Brustolin que presidiu a celebração, disse que a Mãe Medianeira intercede pelos seus filhos nos momentos de dificuldade. “Percebi muitos cartazes com ação de graças, de pessoas dizendo que receberam alguma graça da Mãe medianeira”, disse Brustolin.

“O Brasil e o mundo precisam de um tempo novo. Maria não se acomoda e diz para Jesus: eles estão precisando de ajuda. Não podemos atribuir a Deus uma causa humana, mas a Mãe Medianeira irá interceder para encontrarmos a luz e o caminho. O grande sinal virá, o vinho será partilhado e com isso dias melhores virão”, disse o religioso durante sua pregação.

Já o Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert falou aos devotos e deixou os compromissos para a próxima Romaria. Ele lembrou que para este ano o compromisso foi de rezar o terço todos os dias.

Para 2017, o compromisso é seguir as orientações do Papa Francisco que fala sobre a necessidade de cuidar da natureza. “Agora queremos firmar o compromisso de cuidarmos da nossa casa, da nossa horta, do nosso jardim, dos nossos familiares e dos nossos templos. Esse será o nosso compromisso para 2017″, conclamou o Arcebispo, fazendo referência à preservação e cuidado com o meio em que vivemos.

Além do Arcebispo Dom Hélio, também esteve à frente da Romaria, o Reitor da Basílica Nossa Senhora da Medianeira, Padre Rubem Natal Dotto e padres representantes de todas as Paróquias da Arquidiocese de Santa Maria.

Durante todo o domingo, das 5h até às 18h, aconteceram Missas de hora em hora no interior da Basílica.

Um domingo ensolarado de orações, com clima agradável que se manteve durante todo o evento, reforçou a fé e agradecimentos a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Segundo os organizadores, o evento contou com a participação de mais de 350 mil pessoas.

 

Por Karina Freitas – Assessora de Relações Públicas da Arquidiocese de Santa Maria

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.