São Leopoldo se prepara para acolher 16º Encontro Estadual de CEBs
O encontro reunirá centenas de agentes das CEBs das 18 arqui/dioceses do Regional, que durante os três dias serão inspirados pelo lema: “Alarga o espaço de tua tenda” (Is 54,2). A metodologia do Ver, Julgar e Agir guia a programação dos três dias de encontro, nos quais estão previstas plenárias, momentos culturais, tendas temáticas, celebração dos mártires e a eleição de compromissos para as CEBs do Rio Grande do Sul. Durante o encontro também haverá uma Feira da Economia Solidária.
Confira a programação completa:
Sexta- feira 19/04
10h – Chegada, acolhida, animação no Centro de Eventos:
12h – Almoço
14h – Solenidade de abertura (com a presença das autoridades) e Celebração de abertura;
15h30 – (VER) Plenária: Análise da Realidade
17h40 – Momento Cultural
Noite
19h – Jantar
20h – Saída para as paróquias e acolhida das famílias
Sábado 20/04
8h – Chegada (JULGAR) Dois ambientes: Centro de Eventos e Escola Municipal Ensino Fundamental Zaira Haus:
8h30 – Oração da Manhã
8h45 – Grupos de Círculos Bíblicos
11h – Visita às Tendas Temáticas e à Feira da Economia solidária;
12h – Almoço
14h30 – Animação
15h – Apresentação da síntese dos grupos e Assessoria
16h30 – Deslocamento para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus
17h – Celebração dos Mártires e defensores da vida
19h – Deslocamento para as paróquias e comunidades
19h30 – Jantar e convivência nas Paroquias
Domingo 21/04
8h – Chegada, animação no Centro de eventos;
8h20 – Mística inter-religiosa
9h – (AGIR) Encontros por dioceses
10h10 – Partilha dos compromissos;
11h20 – Assessoria: impressões e provocações do AGIR e horizontes da Missão para as Comunidades;
12h45 – Almoço
14h – Animação
14h20 – Leitura da Carta do 16º Encontro Estadual de CEBS do RS
15h – Missa de envio
16h – Anúncio da diocese acolhedora do 17º Encontro Estadual das CEBs
16h30 – Benção final
Texto Base
A coordenação regional das CEBs no Regional Sul 3 lançou o Texto Base para auxiliar as comunidades e agentes a se prepararem para o 16º Encontro Estadual. O material apresenta reflexões sobre os eixos Ver, Julgar e Agir e propõe roteiros celebrativos para cinco encontros: Alarga a Tua Tenda Nessa Caminhada Sinodal; Para o Migrante, a Pátria é a Terra Que Lhe Dá o Pão; Somos Todos/as Migrantes a Caminho do Reino; Uma Igreja em Saída ao Encontro das Juventudes; CEBs Migrantes Ontem e Hoje.
O Texto Base está disponível impresso mas também pode ser baixado aqui: Fazer download do Texto Base.
CEBs na Diocese de Novo Hamburgo
A história da Diocese de Novo Hamburgo, desde o início, foi marcada pela presença das Comunidades Eclesiais de Base. Em São Leopoldo, no Lar da Menina, aconteceu o 2º Encontro Regional de CEBs, em 1981. O primeiro tinha sido em São Gabriel (1979). Nesses mais de 40 anos de história, a Igreja Local de Novo Hamburgo passou por momentos fortes na articulação das comunidades. A partir do Documento de Aparecida, as CEBs reapareceram como instrumento importante de evangelização, estimuladas também pelo pontificado do Papa Francisco.
A Diocese acolhe este 16º Encontro Estadual motivada pela celebração dos 200 anos da imigração alemã e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo na realização do evento. No centro da cidade, as paróquias se organizam para hospedar os participantes nas famílias locais.
O Pe. Ramiro Mincato, assessor diocesano das CEBs na Diocese de Novo Hamburgo, explica que as Comunidades Eclesiais de Base são uma metodologia para trabalhar com o povo. “Nossas realidades diocesanas são terra de missão para a vida das pequenas comunidades. Por exemplo, o que fazer com as vilas, ruas e bairros que não possuem nenhum sinal visível da Igreja Católica? O Método das CEBs é o método missionário para isso”, ressalta.
Esse evento tão cheio de significados certamente tem tudo para ser uma grande oportunidade da graça do Senhor. Em nome da nossa Diocese, dou as boas-vindas a todos os irmãos e irmãs que para cá vierem. Aos diocesanos de Novo Hamburgo, enquanto anfitriões, agradeço antecipadamente por tudo o que fizerem para que seja oferecida a melhor e mais fraterna acolhida aos visitantes.