WEBMAIL

Secretários executivos dos regionais da CNBB se reúnem em Brasília até quinta-feira, 9 de novembro

Secretários e secretárias executivas dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão em Brasília (DF) para seu encontro anual. Dessa vez, além deles participam também os bispos que são secretários dos regionais. Iniciadas nesta segunda-feira, 7, as atividades seguem até quinta-feira, 9 de novembro, na sede da Conferência. A organização é feita por meio da Subsecretaria de Pastoral da CNBB.

Com início na parte da tarde, a reunião acontece no auditório dom Helder Câmara. O arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, abriu o encontro e partilhou a importância dos secretários executivos para o pleno funcionamento das atividades da Conferência.

“Vocês são muito importantes no sentido de promover a comunhão e os encaminhamentos necessários, ordinários para a vida dos regionais e da própria Conferência”, disse.

Na sequência, dom Jaime ponderou a responsabilidade de todos no processo de evangelização e salientou que juntos poderiam avançar para promover a comunhão no seio da Igreja.

“Desde já muito obrigado pela dedicação, pelo empenho, pelo serviço, pelo espírito de comunhão que graças a Deus existe entre nós. Existem dificuldades também, mas nós temos motivo de sobra para nos orgulhar da Conferência que somos”, pontuou.

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, também dirigiu algumas palavras aos presentes. Relembrando o aniversário de 70 anos da Conferência, celebrado no dia 14 de outubro, o bispo auxiliar de Brasília disse que era importante preservar o que já foi adquirido, mas também olhar para o futuro e enfrentar os novos desafios.

“Nosso primeiro objetivo é nos aproximarmos, nos afinarmos para essa orquestra, cada um com seu instrumento, com seu dom, com seu talento, com a sua região, com a sua cultura, com as suas diferenças, mas termos em conta objetivos comuns, sem perder a originalidade regional, mas assumirmos juntos alguns pontos que não podem ser negociados, e é isso que vamos fazer”, disse.

Do Regional Sul 3, participam dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, Secretário da Presidência e pe. Rogério Ferraz de Andrade, Secretário Executivo.

Programação

Na tarde desta segunda-feira o encontro seguiu com partilha sobre questões econômicas e administrativas, com a presença do ecônomo da CNBB, monsenhor Nereudo Henrique, e o consultor de gestão de processos da Conferência, José Bezerra Luna.

Na terça-feira, os secretários terão contato com temáticas como o 24º Plano de Pastoral, Estatuto e Regimento, missão do bispo secretário do regional. Depois, na quarta-feira, vão tratar do tema central para a próxima Assembleia e ressonância do processo sinodal. Por último, na quinta, haverá uma partilha sobre o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS; a Campanha Laudato Si’ e a COP 30.

Com informações da CNBB