WEBMAIL

Segunda edição do projeto Hospedagem Solidária inicia no dia 01 de maio na Diocese de Caxias do Sul

A Paróquia Sagrada Família, de Caxias do Sul, acolhe neste ano o projeto Hospedagem Solidária, que é uma ação desenvolvida pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua. A partir do dia 01 de maio, dezenas de moradores de rua serão abrigados no salão paroquial. Além deste espaço, os participantes do projeto também contarão com o espaço da igreja para momentos de espiritualidade.

            De acordo com o pároco, padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides, esta é uma ação concreta frente à proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas. “Toda a paróquia está engajada neste projeto. As pessoas já estão nos procurando e pedindo como podem participar para colaborar”. Na semana que antecedem os trabalhos, os voluntários irão selecionar os materiais que foram recebidos na edição do ano passado e, então, serão divulgados, através da página da Paróquia Sagrada Família, no Facebook, os produtos de limpeza ou higiene que poderão ser doados. Além disso, quem desejar também poderá se candidatar como voluntário(a).

            A coordenadora do projeto, Maria Teresinha Mandelli Grasselli afirma que a cidade de Caxias do Sul possui mais de 800 moradores de rua. A Paróquia Sagrada Família vai acolher aproximadamente 100 pessoas. Ela explica que, diariamente, por volta das 19 horas, os participantes serão acolhidos e receberão um chinelo de pano. Logo após, alguns terão a oportunidade de tomar um banho em chuveiros que serão instalados no local. Em seguida, participarão de um momento de partilha, reflexão e espiritualidade, além de receberem o jantar. Por volta das 22 horas as atividades são suspensas para dormirem até dia seguinte, por volta das 07 horas, quando eles recebem o café da manhã.

O projeto terá duração de quatro meses e meio, concluindo no dia 15 de setembro. “Neste ano, a nossa paróquia vai celebrar a festa da Sagrada Família no dia em que se encerra o projeto. A celebração da festa sempre aconteceu no mês de agosto, mas nesta edição, queremos celebrar com júbilo a conclusão deste ano do projeto” afirma o padre. Ele salienta ainda que colocou a casa paroquial também a disposição, como local aonde serão lavadas as roupas de cama. “Toda a nossa estrutura está à disposição para acolher com carinho e atenção a estes nossos irmãos que tanto precisam de nós”.

Quem desejar fazer doações ou buscar mais informações sobre a Hospedagem Solidária, pode entrar em contato com a secretaria paroquial, através do telefone (54) 3229.3397 (em horário comercial) ou através da página da Paróquia Sagrada Família no Facebook em: www.facebook.com/caxiassagradafamilia

Crédito da foto: Dom Alessandro Ruffinoni/Divulgação

Contatos para entrevistas:

Pe. Elton Marcelo Bussolotto Aristides

Pároco da Paróquia Sagrada Família

(54) 99913.8000

Maria Teresinha Mandelli Grasselli

Coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua

(54) 99138.9494