Notícias › 03/11/2016

Semana da Solidariedade e Bazar da Cáritas

Semana da Solidariedade da Cáritas premia iniciativas de desenvolvimento sustentável e traz edição especial do Bazar Solidário

Em Porto Alegre o evento em comemoração a Semana vai ser realizado no dia 04 de novembro, sexta-feira, no Bairro Santana. A entrada é franca.

A Semana da Solidariedade são dias de celebração organizados pela Rede Cáritas Brasileira na comemoração do seu aniversário entre os dias 1 a 7 de novembro. Seus agentes em todo o país empenham-se em dar visibilidade para as múltiplas ações da entidade com a intenção de que a solidariedade possa ser ainda mais disseminada. Organizada anualmente, esta edição um tanto especial pois é o ano que a Cáritas Brasileira completa 60 anos de atuação na luta pela garantia de direitos e assistência social.

Dentro das atividades da Semana, na próxima sexta-feira, dia 04/11, na capital gaúcha, a Cáritas Brasileira – Regional do Rio Grande do Sul (Cáritas RS) prepara um evento com uma programação que inclui a solenidade de entrega do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade à grupos que a praticam no seu dia a dia (etapa regional – das 8:30h às 10h), uma edição especial do Bazar Solidário (10h às 17h), e, ao longo de todo o dia, uma exposição com as suas principais ações envolvendo a temática pelo estado junto com alguns de seus parceiros de atuação. O local de realização do evento é na Paróquia São Francisco (R. Domingos Crescêncio, 567 – Bairro Santana).

O Prêmio de Solidariedade é inspirado pelo Sr. Odair Firmino, que, já falecido, foi um incansável lutador diante da exploração, do abandono e da exclusão de pessoas e comunidades. Este ano a temática do Prêmio é “Pastoralidade e transformação social”, e, em consonância aos 60 anos da Cáritas Brasileira, vai premiar nacionalmente 60 organizações que atuam na promoção de iniciativas de desenvolvimento solidário, sustentável e territorial na perspectiva da promoção de direitos humanos, sociais e de políticas públicas. Na etapa sul serão 3 grupos selecionados.

Já o Bazar Solidário faz parte do Programa de Roupas da Cáritas RS e é realizado a partir da doação de roupas usadas e parcerias com órgãos públicos e ONG’s. Normalmente são realizados na sede do Regional (bairro Menino Deus em Porto Alegre) todas as quartas e quintas-feiras; eventualmente tem edições “externas” como esta especial do dia 04 de novembro dentro da Semana da Solidariedade. Haverá roupas e acessórios, novos e usados, femininos, masculinos – adultos e infantis – com valores abaixo do mercado.

Os Bazares, junto com outras diversas ações, ajudam a Cáritas RS a garantir ativo o seu trabalho por todo o território gaúcho que passa pelo fomento da economia solidária, apoiando grupos para a geração de trabalho e renda própria; a agroecologia e soberania alimentar, promovendo encontros e formações com grupos de agricultores, indígenas e quilombolas; o controle social das políticas públicas, trabalhando para que os mais vulneráveis socialmente tenham seus direitos garantidos; e, o meio ambiente, que, com o Projeto de Prevenção de Emergências, visa o cuidado e educação ambiental com públicos diversos.

Para saber mais sobre a Cáritas e seus projetos no Rio Grande do Sul acesse: www.rs.caritas.org.br ou siga pela fanpage oficial Facebook.com/CaritasRegionalRS.
Programação Semana da Solidariedade Cáritas RS – 04/11, sexta-feira – Porto Alegre

08:30 – 10h: Solenidade de entrega do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

10 – 17h: Bazar Solidário – Edição especial

8:30 – 17h: Mostra Solidária: exposição com as principais ações de solidariedade da Cáritas do Rio Grande do Sul e parceiros no estado.

Local: Paróquia São Francisco (R. Domingos Crescêncio, 567 – Bairro Santana, Porto Alegre)

Evento no Facebook: http://bit.ly/Semana-da-solidariedade2016-CaritasRS

Será um dia intenso em que iremos refletir, comemorar e concretizar a solidariedade junto aos 60 anos de ação da Cáritas Brasileira. Venha conosco compartilhar estes belos momentos!

Aline Gallo

Assessora de imprensa Cáritas RS

(51) 32721700 // (51) 92223737

Tags:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.