Notícias › 01/06/2017

Seminário Regional de Liturgia inscrições abertas até dia 15

Seminário de Liturgia 2017O Seminário Regional de Liturgia que ocorrerá nos dias 23 a 25 de junho de 2017, em Veranópolis (RS), com o tema: “Cantar a Liturgia”, é promovido pelo Setor Liturgia do Regional Sul III da CNBB em parceria com a Rede Celebra Regional RS.

O seminário tem por objetivo refletir o cantar a liturgia e como ele influencia o modo de celebrar o Mistério Pascal de Jesus Cristo. Também deseja fomentar em seus participantes o desejo pelo conhecimento litúrgico-musical, para que no contexto de cada ação litúrgica o canto possa conduzir sempre a uma participação ativa e frutuosa e conduza a assembleia ao Mistério Pascal”.

Objetivos Específicos

1- “O aspecto musical das celebrações litúrgicas, portanto, não pode ser relegado nem à improvisação nem ao arbítrio de pessoas individualmente, mas há de ser confiado a uma direção harmoniosa, no respeito pelas normas e as competências, como significativo fruto de uma formação litúrgica adequada. Também neste campo, portanto, se evidencia a urgência de promover uma formação sólida, quer dos pastores quer dos fiéis leigos”. (São João Paulo II, Quirógrafo sobre a música sacra, 2003, n. 8 e 9)

2- A Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium orienta que a música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina. A música litúrgica expressa o mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja. O gesto sacramental de cantar na liturgia pressupõe a participação ativa, consciente, frutuosa e plena de todo o povo sacerdotal congregado no Espírito Santo, durante a ação litúrgica.

3- Pensando na adequada formação litúrgica, desejada pela Igreja, o Setor Liturgia do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em parceria com a Rede Celebra do Rio Grande do Sul oferece o Seminário Regional de Liturgia, que neste ano abordará a temática do Cantar na Liturgia.

 Assessoria

Padre José Carlos Salla, nascido aos 18 de janeiro de 1968 em São Valentim. Ordenado presbítero no dia 27 de dezembro de 1997 do clero da Diocese de Erexim. Bacharel em Música, com habilitação em piano pela Universidade de Passo Fundo. De 1998 a 2007 foi coordenador do Setor de Canto e Música da Diocese de Erexim. De 2008 a 2015 foi assessor da CNBB Nacional de Música Litúrgica.

Destinatários

Agentes de Pastoral, Equipes de liturgia e canto, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Seminaristas, Presbíteros, Religiosos e Religiosas, Bispos e todos os interessados em viver uma liturgia viva na Igreja.

Serviço

Horário: Inicia com o almoço do dia 23 (sexta) e encerra com o almoço do dia 25 (domingo)

Inscrições: Podem ser feitas com os coordenadores ou referenciais de liturgia de cada (Arqui)Diocese, que deverão informar o número de inscritos para a coordenação regional até o dia 15 de Junho para organização do seminário.

Valor da inscrição: R$ 60,00

Local: Recanto Marista Medianeira – Veranópolis, Rua Irmãos Maristas, Nº 94,

Cx. Postal Nº 81  Cep.: 95330-000 Veranópolis – RS

Fone/Fax: (54) 3441 1415 / (54) 3441 1277

recantom@maristas.org.br

 Valores de hospedagem

O Valor da Casa é: R$ 250,00 as duas diárias (o total de 23 a 25 com as refeições).

 O que levar?  Ofício Divino das Comunidades Material para anotação Instrumento musical.

Para mais informações: mmeimito@hotmail.com (Marcelo Mito).

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.