Sem categoria › 23/08/2017

Setores diocesanos da juventude partilharão práticas de evangelização neste final de semana

O Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB promove uma experiência inédita de partilha de práticas de evangelização, no final de semana de 26 e 27 de agosto, em Santa Maria (RS). Nesses dois dias, assessores, articuladores e comunicadores do Setor Juventude das dioceses do Estado falarão sobre as ações desenvolvidas ao longo de 2016 e 2017, que tiveram como tema transversal o Cuidado com a Vida.

O Seminário de Práticas de Evangelização da Juventude marca a culminância do Plano Bienal elaborado e assumido pelas lideranças dos setores diocesanos de juventude e pelo Serviço, e seu principal objetivo é socializar e analisar as ações de evangelização de jovens promovidas pelas dioceses do Regional Sul 3 da CNBB, a partir da apresentação das experiências vividas nos processos de missionariedade, formação e estrutura de acompanhamento.

Nas apresentações, as dioceses falarão sobre o que levou à realização de determinada prática, quais as expectativas e frutos, como foi o envolvimento do Setor e se chegou às comunidades, grupos, movimentos e pastorais. A proposta é que esse diálogo inspire a construção de metodologias e iniciativas inovadoras para o trabalho com as juventudes.

“Será o momento de deixar emergir intuições e perspectivas para continuar o aprofundamento no caminho de evangelização da juventude em nosso estado. Cada Diocese é convidada a partilhar uma prática gestada, realizada, refletida e avaliada como Setor Juventude e contar como foi o envolvimento nas e das comunidades a partir dos grupos de jovens. Além disso, é uma oportunidade de percepção sobre a incidência disso na vida das pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos processos de evangelização, sobre a incidência na vida da Igreja diocesana e na sociedade”, destaca a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Irmã Zenilde Fontes.

O bispo referencial do Serviço de Evangelização da Juventude Dom Adelar Baruffi destacou que este é um momento importante especialmente porque também está sendo preparado o próximo sínodo dos bispos, que terá como tema a juventude. “Queremos ouvir as práticas que são realizadas nas diversas dioceses e arquidioceses, partilhar e aprofundar, mas sobretudo aprender com a história para olhar para a frente, saber se estamos no caminho certo da evangelização da juventude e para onde apontam os próximos anos”, acentuou.

Entre as ações apresentadas estarão experiências missionárias; mapeamento e acompanhamento de grupos de jovens existentes nas dioceses; jornadas diocesanas; entre outras atividades de conscientização sobre a valorização e cuidado com a vida.

“Esperamos desse Seminário o que sempre encontramos no Regional: a partilha, o aprendizado e o apoio para termos a base de como nortear e dar sequência aos nossos serviços e atividades enquanto juventude protagonista. Também esperamos encontrar muitas alegrias com os projetos realizados pelas nossas províncias eclesiásticas e dioceses, e assim nos impulsionar a seguir em frente, confiantes nos projetos de Jesus Cristo para cada realidade”, diz a comunicadora da Diocese de Bagé, Iriana Severo.

O articulador do Setor Juventude da Diocese de Osório Adriano Bitencourt conta que se sente feliz por essa oportunidade de crescimento conjunto. “Compartilhar conhecimento, nossas experiências pastorais e de fé com certeza é algo que enche nossos corações de alegria e esperança. Quando partilhamos nossas experiências, alegrias, tristezas, acertos, erros, crescemos juntos, nos tornamos agentes evangelizadores mais capacitadores!”, disse.

Programação

O Seminário ocorrerá no Instituto São José (Rua Aron Fischman, Parque Dom Antônio Reis) e terá início às 8h de sábado, com a acolhida aos participantes, animada pela Banda Hava, e a oração inicial. Além das apresentações pelas dioceses, ocorrerão mesas redondas sobre temas como os desafios para a evangelização das juventudes; percepções sobre o processo de evangelização e suas metodologias; e sobre as metodologias de trabalho com as juventudes.

A programação também conta com uma apresentação da história do Serviço, plenárias e uma celebração eucarística, no sábado à noite. O encerramento ocorrerá com um almoço de confraternização, às 13h de domingo.

 

Por Daiane Madruga, voluntária – Serviço Evangelização da Juventude Regional Sul 3

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.