Notícias › 16/11/2016

Sulão da IAM e JM partilham a vida missionária

sulao-fotosEncontro de Assessores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) foi realizado neste último final de semana em Morrinhos do Sul.

O encontro que iniciou no final da tarde da ultima sexta-feira (11), no salão da comunidade Sagrada Família, Paróquia Senhor Bom Jesus, Morrinhos do Sul e Mampituba, acolheu cerca de 120 participantes vindos dos três estados do Sul do Brasil (RS, SC PR).

Com a mediação do secretário nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Pe. André Negreiros, o encontro teve como principal metodologia a contribuição dos participantes na preparação e condução do próprio Encontro, o qual teve como principal enfoque a formação dos assessores para melhor conduzir as crianças, adolescentes e jovens nos dias de hoje, visando o protagonismo infantil e juvenil.

Segundo  Pe. Negreiros, o assessor precisa estar atento para fazer uso de uma linguagem e temas do universo das crianças, adolescentes e jovens para poder manter um diálogo e orientação condizente com a realidade de cada um, citando como exemplo, desenhos animados e jogos que a mídia oferta às crianças e que possuem um conteúdo que pode levar à uma precoce adultização.

Também estiveram presentes no evento o diretor nacional das POM, Pe. Maurício Jardim, o coordenador do Conselho Missionário Regional, Pe. Adilson Zílio, o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, além do pároco anfitrião do evento, Pe. Rodrigo Schüler, que também é membro do Conselho Missionário Regional Sul 3 e padre referencial da diocese de Osório da Infância e Adolescência Missionária.

Outros momentos significativos que marcaram o Encontro foram a troca de experiência e partilha dos participantes desulao-foto como cada Regional tem desenvolvido os trabalhos de acompanhamento na IAM e JM. Também a noite cultural realizada no sábado (12) e que contou com apresentações sobre cultura de cada Estado presente no Sulão proporcionou maior aproximação entre os participantes.

O encerramento foi realizado no domingo (13) com avaliação, celebração eucarística e a bênção de envio foi realizada no Recanto do Vô Hilário, uma área verde de lazer, onde cada diocese teve a oportunidade de plantar uma árvore como gesto de cuidado com a Casa Comum, se colocando em sintonia com o convite do Papa Francisco proposto na encíclica Laudato Sí. O local em que as árvores nativas foram plantadas recebeu o nome de Cantinho do Sulão.

A cada ano o Encontro é realizado em uma diocese do Sul do país. A edição de 2017 será realizada na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Colaboração: Assessoria de comunicação da Diocese de Osório e da Pascom Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus de Morrinhos do Sul e Mampituba.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.