Bispos › 30/04/2017

Trabalho e dignidade humana

 Dom José Gislon – Bispo Diocesano de Erexim

Iniciamos o mês de maio com a comemoração do dia do trabalho. Com a palavra trabalho é identificada toda atividade exercida por homem ou mulher, independentemente da sua característica e das circunstâncias. Do ponto de vista histórico, o trabalho é algo antigo, tanto quanto a presença do ser humano sobre a face da terra. O trabalho, ao longo da história da humanidade, serviu para cultivar a terra e prover a alimentação, moradia, educação, saúde, dar dignidade ao trabalhador e sua família, construir cidades e dotá-las de infraestruturas de saneamento básico. Ampliou as vias de comunicação que favoreceram o contato entre os povos, o intercâmbio comercial, impulsionando o desenvolvimento de muitas civilizações e a construção de grandes impérios.

Infelizmente, ao longo da história, o trabalho, que constitui uma dimensão fundamental da existência do homem e da mulher sobre a terra, muitas vezes, foi usado não como meio para dar dignidade à pessoa, mas como forma de opressão, humilhação e escravidão, que deixaram feridas nos corações das pessoas e na memória histórica das nações.

O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, é chamado ao trabalho, que lhe dá a possibilidade de ganhar o pão de cada dia com as próprias mãos. Não só o pão que mantém vivo o corpo, como também o pão da ciência, do progresso, da civilização, da cultura, da educação que não se contenta apenas com as estatísticas, mas em preparar os jovens para a inclusão social através do mercado de trabalho.

A realidade do mundo do trabalho está sujeita à conjuntura econômica nacional e internacional. Porém, não podemos esquecer que é feita de pessoas, e o trabalho é uma das características que distinguem o ser humano do resto das criaturas, quanto à manutenção da vida. A falta de trabalho não atinge só quem está desempregado. Atinge toda a cadeia produtiva, do empresário ao operário e toda a realidade afetiva que está ao seu redor: família, amigos, comunidade. O desenvolvimento e o progresso de uma nação estão intimamente ligados à sua capacidade de oferecer trabalho às pessoas. Quando esta capacidade esmorece, o povo e a sociedade padecem. Que as comemorações do dia do trabalho nos levem a refletir sobre o direito ao trabalho e a dignidade de vida dos trabalhadores.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.