WEBMAIL

Um Presente para Jesus

Quando alguém aniversaria, costumamos saudar, parabenizar e oferecer presentes ou algo que expresse o nosso carinho. Mais uma vez estamos celebrando Natal com a oportunidade de oferecer ao aniversariante algo que seja significativo. Deus nos oferece mais um ano de vida para aprofundarmos o que seja essencial à nossa existência. Como pessoas de fé cristã, não podemos dissociar a nossa vida com o Natal de Jesus Cristo. Que presente significativo Ele quer receber de nossa parte neste seu aniversário?

Em nossa cultura consumista costumamos celebrar o Natal voltados para fora de nós, para presentes, comida, bebida, mensagens e músicas. Esses elementos até fazem parte, mas não são suficientes para o verdadeiro Natal. Proponho aqui que além desses elementos externos, internalizemos a celebração do Natal, pois Jesus não quer nascer apenas nos cenários dos presépios. Penso que o presente que Ele gostaria de receber seja uma conversão interior sincera. Vejamos como realizar isso a partir de uma mensagem do Papa Francisco de alguns anos atrás. Afinal, o conteúdo da vida e evangélico nunca envelhece.

“Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma. O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne. A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade conseguem ser luz a iluminar o caminho dos outros.

Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos. A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior. O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano.

O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos. Você será os ‘votos de Feliz Natal’ quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício.

A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado. Você é a noite de Natal quando consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, em silêncio recebe o ‘Salvador do Mundo’ em seu coração e em sua casa”.

Que tal encontrarmos uma forma de nos assemelharmos a Jesus nesse Natal? Nosso coração e vida são o presépio que Jesus quer que preparemos, ou seja, que nos tornemos um presépio vivo que seja sinal visível de Deus neste mundo. Felicite o Menino Deus com o propósito de ser mais humano com as pessoas que o cercam e mais sensível para com nossa Casa comum, na qual estamos hospedados.

Feliz Natal sendo presente vivo para Jesus, todos os dias da vida! E todo dia será Natal.

Dom José Mario Scalon Angonese – Bispo de Uruguaiana