Uma economia justa e solidária
Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria
No final de semana, de 07 a 09 de julho de 2017, acontecerá em Santa Maria, RS, a 24ª FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo e 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria. É uma Feira “aprendente e ensinante” com dimensão além continental e que congrega experiências de solidariedade com trabalho associativo e auto gestionário.
Esta Feira iniciada em Santa Maria, inspirou muitas outras iniciativas dentro da Economia Solidária. Hoje, as Feiras são grandes e significativos espaços que dão visibilidade à Economia Solidária e às Políticas Públicas. Tudo acontece com o apoio e parceria do poder público, com entidades, empreendimentos solidários, consumidores conscientes e pessoas que acreditam que um “outro mundo é possível”.
Durante a FEICOOP, acontecem reuniões, seminários, oficinas, debates, a caminhada Ecumênica pela Paz e Justiça Social, momentos culturais, shows, Acampamento do Levante Popular da Juventude e o comércio justo e consciente. Os empreendimentos solidários colocam à disposição dos consumidores uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária, agricultura ecológica familiar, além de uma expressiva criatividade de produtos artesanais, também de outros Estados e Países.
É interessante observar que na Feira não há consumo de cigarros e bebidas alcoólicas que agridem a vida e a saúde das pessoas. A água não é comercializada por se tratar de um bem universal e um patrimônio da humanidade. Igualmente não se comercializa refrigerantes.Os produtos são de procedência ecológica, sintonizando com a novidade da proposta da Feira que defende o cuidado, a valorização da vida e a saúde da população, evitando assim o consumismo desenfreado.
A FEICOOP é um evento anual e que vale a pena participar. Trabalha com a teoria e a prática, unindo o campo e a cidade, com as diferentes culturas e etnias. É a Economia de Comunhão que se fortalece, gerando outra economia, baseada nos verdadeiros valores que defendem o cuidado da vida e do Planeta Terra.
Um provérbio africano sintetiza a grandeza e o conteúdo desta FEICOOP: “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da terra”.
Todos são convidados a participar com suas famílias e amigos. Boas Vindas!