Notícias › 24/07/2017

Visita de dom Adilson Busin marca missão de Moma

Bendito aquele que vem em nome do Senhor!

 A tradicional alegria do povo africano se tornou a grande marca das vivências da última semana na missão em Moma, Moçambique. A Vila, localizada no litoral leste da África, acolhe os três padres e a leiga que integram a equipe missionária do Regional Sul 3 na Arquidiocese de Nampula.

Nos dias 11 a 20 de julho, a visita de dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre, intensificou ainda mais o ardor missionário em Moma e nas duas paróquias atendidas pela missão. Nestes dias, dom Adilson celebrou nas duas regiões da paróquia São Miguel Arcanjo, de Micane, e em duas zonas pastorais da paróquia São Paulo Apóstolo, de Larde.

Em cada visita, o bispo e a equipe missionária foram acolhidos com muita animação pelas comunidades. Nas celebrações, os batuques soavam alto para expressar a felicidade pela visita que chegava. Um dos costumes mais bonitos na cultura moçambicana é o de oferecer ao visitante aquilo que se tem de melhor. Assim, em cada local, dom Adilson saía não só com o coração repleto, mas também com as mãos, que receberam os frutos da terra e do trabalho de cada um e cada uma: mandioca, amendoim, banana, côco, laranja e feijão, além de galinhas.

Estas celebrações, a vivência com os missionários e a inserção na realidade e nos projetos sociais desenvolvidos em Moma, proporcionaram a dom Adilson uma experiência completa do projeto Igrejas-Irmãs em Moçambique.Visita dom Adilson -

Padre Domingos Rodrigues, da diocese de Bagé, coordena a comunidade em Moma e ressalta que o tempo de dom Adilson em Moçambique foi fundamental para reforçar ainda mais o projeto e a missão que une o Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula. “Para nós é muito importante receber a visita de alguém do nosso regional, pois se estamos aqui hoje, é com o apoio e envio deste mesmo regional. É muito importante lembrar que o regional precisa sempre estar atualizado do que acontece nesta igreja irmã de Moçambique”, afirma.

Outro ponto de destaque para padre Domingos é o ardor e a motivação missionária, despertados ainda mais através da visita. “Sentimos muita alegria em receber dom Adilson e as comunidades também demonstraram o mesmo pela maneira simpática e simples dele conversar com os que vinham ao seu encontro. Foi uma oportunidade positiva para a equipe missionária apresentar os projetos sociais, o trabalho vocacional, a realidade pastoral das paróquias juntamente com sonhos e esperanças. Sabemos que ele será mais uma voz para contribuir na divulgação do que é a Missão do Regional Sul 3 em Moçambique”, finalizou.

Em sintonia com a sua congregação, nos últimos dias em Moçambique dom Adilson esteve também no Campo de Refugiados de Maratane, acompanhando o trabalho desenvolvido pela comunidade dos padres Scalabrinanos de Nampula.

 

Victória Holzbach

Missionária em Moma, Moçambique

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.