Bispos › 05/08/2017

Vocação, amor serviço

Dom José Gislon – Bispo Diocesano de Erexim

Na Igreja, o mês de agosto é lembrado como o mês vocacional. A vocação transcende à profissão, porque requer uma escolha de vida, depois de escutar a voz do coração, do discernimento que nasce da escuta e da resposta do eu interior. Quando falamos de vocação, temos presente não só a sacerdotal, diaconal ou consagrada, mas também a matrimonial. Penso que muitos de nós conhecemos, na sociedade ou na comunidade, pessoas que exercem sua profissão como uma vocação, pela dimensão do serviço feito com amor pela causa do Reino, pela vida do próximo e pelo bem comum.

A escolha de vida, ou vocação à vida sacerdotal, consagrada ou matrimonial pode nascer como resposta de um caminho de busca ou conversão iluminado pela Palavra de Deus, do encontro com o Cristo Senhor. Esta escolha precisa continuamente alimentar-se desta Palavra, no percurso da sua existência, para manter o vínculo do amor comunhão com o Senhor, a dimensão da entrega, da renúncia, da doação, do profetismo e do testemunho do amor serviço aos irmãos, na família, na sociedade e na Igreja comunidade de fé.

Entregar a vida ao Senhor, como sacerdote, é percorrer continuamente um caminho de discípulo, tirando o tempo entre os muitos afazeres, para escutar o Mestre Jesus, que quer falar ao nosso coração de pastores. Assim poderemos ser sacerdotes que têm sabor de Cristo, que encarnaram a sua Palavra e falam em nome de Deus ao coração do povo. O Filho de Deus, pregado na cruz, narra uma história de amor de Deus com o seu povo, e convida cada sacerdote a expressar com sua vida e missão este amor compaixão por todos aqueles que encontra ao longo do caminho.

Neste primeiro domingo do mês vocacional, queremos elevar a Deus uma prece pela vocação ao ministério ordenado, mas também de gratidão pelos sacerdotes diocesanos e religiosos, que ajudam e educam, através do ministério sacerdotal, o nosso querido povo a crescer, caminhar e perseverar na fé no Senhor Jesus.

Que a Virgem Maria, mãe do Cristo Sacerdote da Nova Aliança, proteja com seu amor materno, todos os sacerdotes e interceda junto a Deus, pela vida, vocação e fidelidade na missão de cada um.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.