Notícias › 26/08/2020

19ª Romaria da Santa Cruz acontecerá online de 10 a 13 de setembro

A Romaria da Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, chega em 2020 em sua 19ª edição. O momento é realizado tradicionalmente com uma caminhada de aproximadamente 2 km, que parte da Igreja dos Santos Mártires das Missões e vai em direção ao Seminário São João Batista, onde está plantada a cruz da Romaria. Este ano, para evitar aglomerações, a romaria será online, em três momentos, transmitidos pelo Facebook e YouTube da Diocese (@mitrascs).

Outro diferencial deste ano é que a romaria retomará a invocação do Espírito Santo, feita pelo Bispo, no momento em que unge a fronte do crismando: “Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus”. O momento também trará presente a oração de imposição das mãos, quando pede: “Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos e servas, libertando-os do pecado, enviai-lhes, Senhor, o Espírito Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade e enchei-os do espírito do vosso temor”.

Confira a seguir a programação desta 19ª Romaria da Santa Cruz:

Dia 10/09, Quinta-feira, 20h: Live sobre o Mistério da Cruz e o abaixamento de Jesus, sob responsabilidade do Pe. Érico João Hammes.

Dia 11/09, Sexta-feira, 20h: Via Sacra coordenada pelo Seminário Propedêutico Interdiocesano de Santa Cruz do Sul.

Dia 13/09, Domingo, 9h: Missa no altar da Romaria junto ao Seminário São João Batista, presidida por Dom Aloísio Dilli e animada pela Comarca de Santa Cruz do Sul.

Para o domingo, os fieis são motivados a fazerem a sua romaria nas comunidades, caminhando até a capela mas próxima para um momento de oração junto ao sacrário. Junto com isso, são convidados a ofertar um quilo de alimento ou material de higiene para os irmãos mais pobres da paróquia ou diocese. É uma das formas concretas de mostrar solidariedade com o Cristo pregado na cruz e vivo nos irmãos mais necessitados.