Artigos, Bispos › 05/07/2019

26ª Feira do Cooperativismo

Santa Maria acolhe, com júbilo e imensa alegria, a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária nos dias 11 até 14 de julho que acontece no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter no Parque da Medianeira em Santa Maria – RS.

Esta Feira é “uma experiência aprendente e ensinante”. Mostra que existem caminhos promissores para se organizar e produzir, comercializar, gerar trabalho e renda, tendo cuidado com a proteção da vida em todas as suas dimensões. É um modelo solidário e cooperativado que fortalece a sustentabilidade e a solidariedade entre as pessoas.

O sábio escritor Albert Tévoèdjeré autor do livro: “A Pobreza Riqueza dos Povos”, inspirador do Projeto Esperança/Cooesperança, fala da “reinvenção da economia” e solidifica a solidariedade nas redes de cooperação, ajuda mútua e autogestão.

A Arquidiocese de Santa Maria, através do Projeto Esperança/Cooesperança, acolhe de coração e braços abertos todas as Caravanas do Rio Grande do Sul, Brasil, América Latina e de outros Continentes, para que se sintam bem acolhidos em Santa Maria que se torna a Capital da Economia Solidária, sob as bênçãos da Mãe Medianeira de Todas as Graças, Padroeira do Rio Grande do Sul.

A Feira proporciona oportunidades de formação através das Oficinas, Seminários, atividades culturais, troca de experiências e intercâmbios variados. Além dos espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar, artesanatos e novidades de outros países, pode-se participar de forma interativa, autogestionária e compromissada.

Convidamos o povo de Santa Maria e região, as Paróquias, Comunidades, Pastorais Sociais, Setor Público, Universidades e povo em geral, a prestigiar este importante evento anual e internacional na convicção de que “outra economia já acontece”! Que o Deus da vida e da história ilumine os caminhos de quem acredita, trabalha e constrói o desenvolvimento solidário. Obrigado, boas vindas e bênção para todos!

+ Hélio Adelar Rubert – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria – R