Artigos, Bispos › 23/10/2020

77ª Romaria Estadual da Medianeira

Mãe de Deus, Virgem-Mãe, pura e bela! Apresentamos o cartaz da 77ª Romaria Estadual da Medianeira, com o tema: “Maria, não tenhas medo, pois achaste graça diante de Deus”(Lc 1,30) e o lema: “Vida eu te quero! Vida eu te quero! Vida és tu meu Deus!”

O cartaz da Romaria 2020 nos remete à esplêndida luminosidade que brota daquela que é a Imaculada. Em torno de Maria, as flores proclamam a beleza interior e exterior de Maria. A ela, Mãe e Modelo da Igreja, aplicam-se também as palavras do Apocalipse: “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”(Ap 12,1).

Maria com sua imagem, passa pelas nossas ruas e entra em nossos corações! Os meses passados no recolhimento de nossas casas nos fizeram viver a realidade das Igrejas Domésticas. A escuridão não tomou conta de nós. Nossa devoção à Mãe Medianeira iluminou nossa vida e nos fez desfiar as contas do Rosário, contemplando com o Coração e o olhar de Maria os mistérios de Cristo.

Este ano assumimos juntos a responsabilidade de realizar a 77ª Romaria Estadual da Medianeira, vivendo a fé em Cristo, com distâncias. Nosso modelo e intercessora é a Medianeira de Todas as Graças! Pelas estradas da vida, nunca estamos sozinhos, como cantamos muitas vezes. Conosco vai a Mãe Medianeira. Com sua companhia, mesmo que os homens caminhem sem se conhecerem, nunca negaremos as mãos aos que encontrarmos, como fazemos todos os anos, nas multidões que participam da Romaria.

Para nós, a Romaria vai acontecer, com muitas adaptações. Em consonância com as autoridades, seguimos as normas preventivas necessárias, a fim de que nossa Romaria se realize sem colocar em risco a saúde das pessoas. A Trezena acontece às 20 horas na Basílica. Uma Romaria diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar as cruzes e limitações que nos vieram durante este ano.

Faremos a Romaria dia 8 de novembro, sem a tradicional procissão, com a compreensão e colaboração de todos! A Imagem Peregrina, no dia, vai passar pelo trajeto normal da Romaria. O povo de suas casas, janelas ou pelos meios de comunicação, poderá participar de tudo, com orações e muito amor. A bênção de Jesus e da Mãe alcançará a todos! Na Basílica, as Missas serão de hora em hora das 5 da manhã até às 18 horas, com número reduzido de pessoas. As confissões e bênçãos serão só na Cripta. A Missa da Romaria, às 10 horas, será transmitida pela Rede Vida de TV para todo Brasil, pelas Rádios Medianeira e internet. Viva a Mãe Medianeira! Viva!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria