Artigos, Bispos › 20/08/2019

“A Palavra de Deus para hoje” 20-08-19

Jesus, no Evangelho de hoje, tirado de Mateus, falando aos seus discípulos, toca um assunto muito pertinente no que diz respeito ao apego às coisas. Assim fala Jesus: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos céus.  E digo ainda, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram espantados. Também nós ficamos espantados. Por isso os discípulos perguntaram e nós também, com eles, perguntamos: “Então quem pode ser salvo?” Então, Jesus dirigindo o seu olhar para os discípulos do seu tempo e de hoje afirma: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível!”

De fato, o apego às coisas nos impede entrar no reino dos céus. O apego às coisas faz-nos entrar no reino da terra. O apego às coisas faz-nos substituir Deus por essas coisas. Em vez de adorar a Deus acabamos idolatrando as coisas.

O que é certo: o apego às coisas é uma aposta no transitório; todas as coisas são transitórias.

Por que apostar tanto no transitório? Por que não apostar em Deus que é eterno? Por que substituir o reino dos céus pelo reino da terra? Por que deixar-se cegar pelas coisas e não enxergar Deus, criador de tudo e de todos?

+Dom Jacinto Bergmann