Artigos, Bispos › 28/08/2019

A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE – 28/08/19

Jesus, no Evangelho de hoje, tirado de Mateus, dirige-se aos mestres da lei e aos fariseus e critica duramente a sua hipocrisia. Suas palavras, usando a imagem dos sepulcros, chegam a ser chocantes: “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a podridão! Assim também vós: por fora pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça.”

Percebe-se que a hipocrisia e a injustiça revoltam intensamente a Jesus. Ele não as tolera! Usar-se de Deus, usar-se da religião para parecer justos diante dos outros, mas não viver a verdadeira proposta de Deus, a verdadeira proposta da religião, é uma hipocrisia e uma injustiça. Parecer uma coisa por fora e ser outra coisa por dentro, é ser sepulcros caiados: por fora belos e por dentro podres.

Quanta podridão escondida atrás das paredes de sepulcros belos! Quanta injustiça escondida atrás de afirmações de pessoas que se dizem serem “homens e mulheres de bem”!

São muito atuais ainda hoje os ais de Jesus: vivemos um mundo de hipocrisia e injustiça! É urgente uma conversão: precisamos de pessoas verdadeiras e justas!

+Dom Jacinto Bergmann