A Vida é Missão

Todos os anos dedicamos o mês de outubro para a realidade missionária da Igreja e para a reza do Terço. Somos convidados a refletir sobre o mandato missionário de Jesus, orar, formar novos missionários e ajudar as obras missionárias.

Quem foi consagrado e ungido pelo Senhor, através do Batismo e da Crisma, é convocado a anunciar e testemunhar a Boa Nova do Evangelho na sua vida, vocação e missão. Todos os cristãos são convocados a colocarem-se no serviço da difusão do Reino de Deus em qualquer lugar onde estiverem.

O Mês Missionário deste ano 2020, traz o importante tema: “A vida é missão” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6,8).

Neste ano da pandemia, mais do que nunca, somos chamados a defender e zelar pela vida em todas as suas circunstâncias. Jesus, ao vir ao mundo para nos salvar, assegurou: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Naturalmente, esse é o compromisso de todos os missionários (as), pois a vida é missão. O Papa Francisco nos lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar de meu coração” (Alegria do Evangelho, nº 27).

A 77ª Romaria Estadual da Medianeira, cuja Trezena começa no dia 25 de outubro, também terá como ideia central no lema a defesa da vida por intercessão da Medianeira: “Vida eu te quero! Vida eu te quero! Vida és tu meu Deus!” A vida é um dom único e fundamental em relação a todos os valores da pessoa humana. Por isso, todos somos convidados a cuidar da vida, protegê-la e realizá-la plenamente tanto no ser humano quanto nas criaturas e natureza.

“A vida é missão” que se desdobra na vida missionária das famílias; das casas de formação; dos seminários; da vida consagrada; da infância e adolescência missionária; dos ministros ordenados; das lideranças; das juventudes; da Amazônia, bem como dos enfermos e idosos (Cf. Pe. Maurício Jardim, Diretor Nacional das POM).

Que Maria Medianeira, Rainhas das Missões, com São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiros universais da missão, nos ajudem a sermos todos autênticos discípulos missionários do Senhor!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria