WEBMAIL

Acolhimento e Hospitalidade

Minha saudação fraterna a todos e todas que acompanham Voz da Diocese. Mais uma vez manifestamos a alegria de acolher a Palavra de Deus que neste 16º Domingo do Tempo Comum nos chama a refletir sobre o tema do acolhimento e da hospitalidade.

Caros irmãos e irmãs. A Primeira Leitura tirada do Livro do Gênesis nos apresenta o episódio em que Abraão, estando à entrada de sua tenda junto ao carvalho de Mambré, acolhe três homens desconhecidos e sem hesitar os serve com o melhor que possuía. Diz Abraão: “Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem” (Gn 8,4-5). Abraão os serve prontamente e enquanto eles comiam, “permaneceu de pé, junto deles” (Gn 18,8). Esta atitude hospitaleira de Abraão foi recompensada com a promessa de um filho. E eis que Sara concebeu Isaac, o filho da promessa. Deus é generoso com todos, mas especialmente com quem sabe ser generoso com os que mais precisam, mesmo que desconhecidos. Isto nos recorda o ditado popular: “fazer o bem sem olhar a quem”.

Na Segunda Leitura, escrevendo aos Colossenses, São Paulo manifesta sua alegria em poder sofrer por causa do anúncio do Evangelho, estando à serviço da Igreja e para o bem da comunidade cristã, “admoestando a todos, com toda a sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo” (Cl 1,28). Assumir Cristo como centro da própria vida e a ele servir, mesmo com sofrimentos e tribulações.

A passagem do Evangelho de Lucas, e que só ele apresenta, traz um episódio profundamente humano da vida de Jesus quando ele se hospeda na casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Como acontece nas famílias, a preocupação é servir bem as visitas e é exatamente o que Marta procura fazer. Maria, no entanto, senta aos pés de Jesus para ouvi-lo. Nestas duas atitudes diferentes, de Marta e Maria, se revelam a grande lição do acolhimento e da hospitalidade. O acolhimento vai além do servir bem; ele precisa da atenção, da escuta, do estar junto. A hospitalidade se preocupa mais com o conforto, o bem estar, oferecer o melhor que se tem, o que não deixa de ser também importante..

Prezados irmãos e irmãs. Acolher Cristo como centro de nossa vida significa ter a atitude de Abraão, de Maria e também de Marta, mantendo o equilíbrio entre o que se oferece e a atenção dispensada para ouvir sua palavra e seus ensinamentos. Ser acolhedor e hospitaleiro é estar aberto a atender nossos irmãos e irmãs que mais precisam de nós.

O convite feito a nós é que seguindo o exemplo de Abraão, acolhamos a todos. Espelhando-se no exemplo de Marta, atentos às inquietações exageradas, com serenidade, sirvamos bem nossos irmãos e irmãs. Seguindo a atitude de Maria, saibamos dedicar tempo para ouvir a Palavra de Deus e colocar-se na escuta de quem vem ao nosso encontro, seja na família, em nosso trabalho, na comunidade ou em qualquer lugar. Que o Senhor nos conceda a graça de seguirmos este ensinamento. Amém!

Deus abençoe a todos e um bom domingo.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim