EREXIM › 27/02/2019

Bispo, padres e diáconos encaminham Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora

Dom José presidiu a primeira reunião anual dos padres e diáconos da Diocese nesta terça-feira, 26, no Seminário de Fátima.  A oração inicial contemplou eventos previstos para este ano como a Campanha da Fraternidade durante a quaresma, a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, o Mês Missionário Extraordinário em outubro, entre outros. O assunto principal do encontro foi a 14ª assembleia diocesana a ser realizada em setembro deste ano. Outros pontos da pauta foram questões administrativas, seminário diocesano de liturgia, visitas pastorais e ordenações presbiterais, cursos de formação para leigos, Lar Sacerdotal, diversas comunicações e apresentação de algumas pessoas em novas funções.

Assembleia Diocesana

De quatro em quatro anos, a Diocese de Erexim realiza sua assembleia adequando suas diretrizes pastorais às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, estabelecidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também a cada quadriênio. Estas novas Diretrizes serão definidas na Assembleia da Conferência Episcopal em maio deste ano e a assembleia diocesana será realizada em setembro. Para prepará-la, a Coordenação Diocesana de Pastoral organizou uma equipe composta pelos padres Maicon Malacarne, Jair Carlesso, Jean Carlos Demboski, Irmã Geneci Dalmagro e os leigos Ademir e Rosemeri Rovani, Olivo e Janesca Guedes, Gustavo Flach, com assessoria de Rodrigo de Andrade, de Curitiba.

Na reunião desta terça-feira, Rodrigo de Andrade, doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba, conduziu reflexão sobre o planejamento pastoral. Membros da equipe apresentaram aspectos da preparação e realização da assembleia diocesana. Rodrigo iniciou sua exposição lembrando conceitos negativos em relação ao planejamento, contrapondo aspectos de sua importância e necessidade. O planejamento faz projetar, acompanhar e avaliar a ação. Faz evitar o improviso e administrar imprevistos. Parte da realidade para uma ação conjunta em vista da comunhão e da unidade, tendo como horizonte o Reino de Deus.

A proposta metodológica da assembleia tem como texto iluminador a passagem do evangelho segundo São Lucas dos discípulos de Emaús, sobre a qual Pe. Jair Carlesso elaborou texto que foi distribuído a todos. Inclui pré-assembleias em três níveis com instrumentais distintos, por grupos de Paróquias, por setores, pastorais, movimentos e serviços diocesanos e por grupos além da organização eclesial. Tem como princípios a missionariedade, o discipulado, a participação e a comunhão. Tem diversas etapas, organização da equipe, tempo de sensibilização e escuta, sistematização, indicação de prioridades e exigências a partir das pré-assembleias, realização da assembleia com aprovação da proposta do Plano, execução e acompanhamento do mesmo.

Seminário diocesano de Liturgia

Será realizado na noite do dia 26 e dia 27 de abril, no Seminário de Fátima, com a participação dos padres e três representantes por Paróquia, com assessoria da Irmã Penha Carpanedo, sobre a presidência das celebrações.

Cursos de formação para leigos

A Escola Diocesana de Formação realizará Curso de Servidores na Área Pastoral de Erechim nas terças-feiras das 19h15 até às 22h, no Centro Diocesano, a partir de 19 de março e na Área Pastoral de Gaurama, nas quartas-feiras, a partir do dia 20 de março. Em Aratiba, haverá Curso de Teologia para leigos pelo Instituto de Teologia de Passo Fundo, nas sextas-feiras, das 19h15 às 22h, durante dois anos, a partir do dia 08 de março. Neste ano haverá ainda curso da Escola da Consolação e da Esperança em data e local a serem definidos.

Novos responsáveis em funções na Diocese

Durante a reunião dos padres e diáconos, Dom José apresentou o novo Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Mariano Moro, o padre carlista Paulo Rogério Caovila; o novo Pároco da Paróquia São João Batista de Marcelino Ramos, o padre saletino José Ladimir Balbinotti; a nova coordenadora da Infância e Adolescência Missionária, Ir. Geneci Dalmagro, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora da fraternidade do Bairro Progresso; a nova liberada para a secretaria de Pastoral da Juventude, Rocheli Koralewski; os dois novos diáconos a serem ordenados padres neste ano, Lucas André Stein e Felipe Fioravante Filippini; o novo padre, Edegar Passaglia, Vigário Paroquial na Paróquia São Cristóvão.

Lar Sacerdotal – Padre Dirceu Balestrin, pela equipe de Pastoral Presbiteral, apresentou os passos dados na adaptação de parte do Seminário de Fátima para acolhida a padres idosos e/ou doentes. Dom José enfatizou a necessidade da colaboração de todos para um espaço que garanta o tratamento com dignidade aos padres na etapa final da vida.

Dados biográficos de Rodrigo Andrade

É natural de Curitiba, onde nasceu no dia 09 de setembro de 1984. Está concluindo doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica da Capital Paranaense. Coordena o Observatório das Juventudes e o Instituto Ciência e Fé daquela Universidade. Presta assessoria a Dioceses e a organizações religiosas. Atua também no Projeto “a Cátedra” da Pontifícia Fundação “Scholas Ocurrents”, atividade iniciada pelo Cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco, quando atuava na Argentina, que engloba esporte, arte e tecnologia em vista da Cultura do Encontro, com parcerias com Universidades.