Artigos, Bispos › 15/06/2022

Carta às Famílias

Aproximando-se o 10º Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, quero dirigir-me a todas as famílias, convidando-as a viver intensamente este tempo da graça. Assim desejo saudar fraternalmente todas as famílias de nossa Diocese de Erexim.

“Amor familiar: caminho de santidade”

Entre os dias 22 e 26, deste mês de junho/22, na Cidade de Roma, realizar-se-á o 10º Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco. Será um momento especial de encontro, escuta e reflexão, entre os agentes eclesiais da pastoral familiar e matrimonial, sobre temas inerentes à vida e à missão das famílias cristãs na Igreja e nas sociedades atuais, destacando a preparação dos casais para a vida matrimonial; as luzes e sombras da educação humana e cristã dentro das famílias; a preparação de agentes da pastoral familiar, seus desafios e questões difíceis, com foco na família cristã como Igreja Doméstica. O tema da sinodalidade lembrando o Sínodo dos Bispos de 2023, terá seus desdobramentos no enfoque das relações entre jovens e idosos, o acompanhamento da paternidade e maternidade, a adoção e o cuidado das crianças como escolhas cristãs e a defesa e acolhimento da vida em quaisquer situações e circunstâncias. Esses temas, e outros mais, serão abordados, tendo como transfundo o tema geral, qual seja, “Amor familiar: caminho de santidade”.

O Encontro Mundial do Papa com as Famílias, será, sem sombras de dúvidas, uma oportunidade de reiterar a vocação humana e familiar para o amor, vínculo da santidade. Igualmente, será, de outro modo, uma ocasião para reafirmar a família, em suas multiformes expressões, como célula essencial da sociedade, na construção de um mundo mais justo e solidário, voltado para a defesa e promoção da vida, da consolidação da paz universal e do cuidado com a Casa Comum.

Assim sendo, gostaria de convidar a todas as famílias cristãs, especialmente as famílias católicas de nossa diocese de Erexim, para acompanhar tal Evento Eclesial, com espírito de oração e reflexão, a fim de que tomemos cada vez mais consciência que a Família é o Santuário da vida e do amor, espaço primordial para o surgimento e o exercício dos valores humanos e das virtudes cristãs.

Enfim, aproveito para expressar os mais profundos votos de gratidão a todos quantos, em família, são verdadeiros sinais do amor de Deus para o mundo. Que a Família de Nazaré – Jesus, Maria e José – modelo de santidade e fidelidade a Deus, interceda e abençoe todas as nossas famílias. Que os frutos do Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, façam com que todos os agentes de pastoral de nossa diocese, a saber, Presbíteros, Diáconos Permanentes, Consagrados e Consagradas, e todos os Leigos e Leigas, encantem-se pela causa da Pastoral Familiar, como meio privilegiado e transversal da evangelização em nossa Igreja Particular.

Repito o convite: Acompanhe pelos Meios de Comunicação e Redes Sociais este grande evento da família cristã em nossa Igreja.

Deus abençoe a todos e um bom domingo.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim