Notícias › 19/03/2019

Comissão de ministros e servidores da Diocese de Erexim aprofunda processo da assembleia diocesana

Membros da Comissão de Ministros e Servidores da Diocese de Erexim realizaram reunião na manhã desta segunda-feira, no Seminário de Fátima, sob a coordenação do seu assessor, Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese.

Depois da oração inicial, Dom José falou ao grupo, agradecendo o trabalho desenvolvido pela comissão e por todos os ministros e ministras em suas respectivas comunidades. Destacou o esforço da Diocese em favorecer a formação de ministros para animar a vida delas. Em suas visitas pastorais, constata a importância deles para o fortalecimento da vida cristã do povo. Recomendou o apreço à celebração litúrgica com a comunhão eucarística, fonte da vida cristã. Por intercessão de São José, Patrono da Igreja Universal e Padroeiro da Diocese, cuja solenidade seria celebrada no dia seguinte, invocou a bênção sobre o grupo.

Na sequência, Pe. Jair Carlesso, Pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário de Barão de Cotegipe e professor do ITEPA, apresentou texto que elaborou para a fundamentação do processo de preparação da Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, marcada para o início de setembro. No texto, ele ressalta a razão de ser da Igreja, a evangelização, a ser realizada na mística do seguimento a Jesus Cristo. Toma como fio condutor a passagem do evangelho de São Lucas que narra o encontro de Cristo ressuscitado com os dois discípulos de Emaús na tarde do dia da Páscoa. O Ressuscitado parte da realidade daqueles dois para ajudá-los a entender o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. A Assembleia Diocesana deve partir da realidade da região para encontrar pistas de evangelização que respondam aos desafios de hoje. Se o mundo influencia e marca a vida da Igreja, ela, por sua vez, pode e deve contribuir para a transformação dele.

O grupo propôs que seja realizado um encontro com ministros e servidores em cada paróquia para refletir sobre este processo da Assembleia Diocesana e indicar aspectos específicos da ação pastoral dos ministros em suas comunidades. Estas indicações serão analisadas pela comissão em sua próxima reunião, dia 22 de julho, também no Seminário de Fátima. A terceira e última reunião da comissão será no dia 25 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral.