Notícias › 20/08/2020

Conferências Missionárias do COMIRE Sul 3 são neste final de semana

O Conselho Missionário do Regional Sul 3 promove nesta sexta (21) e sábado (22) duas conferências para aprofundar os temas: Desafios da Missão em Tempos de Covid e A missão da Igreja e a vida ameaçada.

A proposta nasceu a partir da impossibilidade de realizar a formação missionária estadual, programada para acontecer nos dias 21 a 23 deste mês em Sobradinho, Diocese de Cachoeira do Sul. Padre Rodrigo Schüler, coordenador do COMIRE, explica que as conferências serão ocasiões para “nos motivar e nos recolocar no caminho da missão neste tempo tão difícil que passamos em nossa Igreja, que quer ser toda missionária. Fazendo com que nossa caminhada missionária se fortaleça, em nossas comunidades e arqui/dioceses”.

As conferências acontecerão ao vivo no canal do YouTube do Comire Sul 3. Para assistir, basta clicar aqui no horário de cada encontro ou visitar o canal e selecionar definir lembrete.

Desafios da Missão em Tempos de Covid

O primeiro encontro – Desafios da Missão em Tempos de Covid – acontece no dia 21 de agosto, às 20h, e contará com três convidados: Alessandra Miranda, Secretária Executiva da 6ª Semana Social Brasileira; Pe. Daniel Rocchetti, Assessor Nacional da Comissão Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB; e Dom Giovanni Crippa, bispo diocesano de Estância – SE e integrante da mesma comissão.

Durante a Conferência, Alessandra, Pe. Daniel e Dom Giovani vão expor uma visão geral da Missão da Igreja e o que significa sermos missionários hoje. Além disso, reforçarão a importância do nosso compromisso concreto com a vida do povo, a partir da proposta da 6ª Semana Social Brasileira e da animação e cooperação missionária da Igreja no Brasil.

A missão da Igreja e a vida ameaçada

A segunda conferência é no dia 22 de agosto, sábado, às 15h, e debaterá o tema A missão da Igreja e a vida ameaçada. Neste dia, participarão Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Pemba – Moçambique e Secretario Geral da Comissão Episcopal Moçambicana; e Moema Miranda, Franciscana, Antropóloga, Secretária da Rede Igrejas e Mineração e assessora na REPAM.

A ameaça a vida – de toda a vida sobre a terra – é nossa preocupação e será a principal pauta desta conferência. Moema e Dom Luiz falarão sobre a nossa missão de cuidado com a vida, destacando especialmente a realidade do norte de Moçambique, em Cabo Delgado. Os ataques cruéis que deixam um rastro grande de destruição também nos interpelam para perceber que o mundo todo sofre com a realidade de Pemba. Somos missionários e missionárias em defesa da vida e da justiça.