WEBMAIL

É Natal: renasce a esperança no coração do homem!

Contemplamos mais uma vez, nas ruas e casas de nossas cidades, luzes coloridas, casas iluminadas, sinos que tocam, árvores de luzes que se levantam e tantos outros sinais anunciam que o Natal está para chegar. Um sentimento de alegria e um ambiente de paz perpassam todos os corações. É a esperança de que o Natal venha trazer vida nova, e que ele venha renovar a certeza de mais um ano vencido e dar para o ano seguinte que também se aproxima, uma luz de esperança para que aconteçam as grandes realizações das pessoas e da humanidade. Todos festejam e fazem o Natal acontecer.

Mas, Natal não é só isso! Então, como acontece o Natal?

“O Natal acontece cada vez que nasce, no coração do mundo, a alegria de sentir que Deus nos amou tanto que enviou o seu próprio Filho, Jesus”. É sentir um Deus próximo, junto de nós e que não nos abandona.

É Deus que vem até nós, na fragilidade de uma criança, para realizar o encontro do finito com o infinito, entre a pobreza da humanidade e a riqueza do Divino. Vem para nos dizer que é tempo de acolher o pequenino nascido em Belém, de semear esperanças no coração de todos. Vem para nos ensinar a somar nossos esforços em construir uma sociedade fraterna e um mundo de irmãos.

Natal é vida que nasce! Natal é Cristo que vem! É amor que renasce, porque Deus vem fazer-se um como nós, menos no pecado. Renasce o desejo de unidade familiar; renasce a esperança que a paz vença a violência espalhada em todo lugar, que o amor vença o ódio que corrói os corações; que a fraternidade supere as divisões e a coragem vença o desânimo diante de um mundo com tantos problemas e abatido pela pandemia do coronavirus. Renasce sempre em cada coração a esperança que o próximo ano seja de bênçãos e graças e que a luz do atal ilumine a todos numa única direção: “O Emanuel – Deus conosco” que no meio de nós está. Seja sua presença no meio de nós também motivo de compromisso com a vida e os cuidados que ela necessita no contexto em que estamos vivendo.

Assim, manifestamos nossa sincera gratidão a Deus por todo bem que Ele nos fez e a todos que se uniram conosco para fazer acontecer nossa história de superação num ano conturbado com o Coronavirus, mas que ainda assim, foi possível visualizar os grandes gestos de amor e solidariedade entre os homens.

Que a paz, a esperança, a alegria e o amor sejam a verdadeira motivação de todos os corações, na família, na comunidade e no mundo e o sonho de um verdadeiro Natal. Deus abençoe a todos e os melhores votos de um Feliz Natal.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim