Artigos, Bispos › 16/09/2022

É Tempo de Agradecer

Uma festa sempre comporta uma boa preparação. Isso se intensifica quando se trata de preparar o maior evento religioso do Rio Grande do Sul, que reúne milhares de pessoas em Santa Maria para celebrar a Medianeira de Todas as Graças.

Em 2022, queremos dar continuidade a uma bela história de 79 anos. A data litúrgica da Medianeira é 31 de maio, mas, em Santa Maria, elegeu-se o segundo domingo de novembro para festejá-la. Essa tradição se mantém, exceto nesse ano, pois, na mesma data, ocorrerá a celebração do Congresso Eucarístico Nacional, em Recife. Para estarmos em sintonia com a Igreja no Brasil, antecipamos a romaria para 6 de novembro.

Como todos os anos, teremos a Trezena Penitencial na Basílica, às 6h15min a partir do domingo, 23 de outubro.  Nessa data também inicia a Trezena Móvel, quando a imagem peregrina percorrerá 13 paróquias com a celebração da santa missa, às 20 horas.

A novidade deste ano é que a festa da Romaria será em dois dias: sábado e domingo, dias 5 e 6 de novembro. Uma significativa programação espiritual está organizada para acolher os santa-marienses e os demais peregrinos que aqui vierem. Missas, bênçãos, louvores, adoração ao Santíssimo, Sacramento da Penitência e procissões são alguns dos momentos preparados, para que as pessoas possam passar o dia e a madrugada na Basílica. A Mãe Medianeira acolhe todos para continuarem fortalecidos nas estradas da vida.

No parque da Medianeira, haverá uma quermesse com atividades no sábado e domingo e apresentações de artistas da região. Serão disponibilizados: risoto, cuca, assados, doces, salgados e bebidas, que poderão ser encontrados em vários espaços preparados para que os visitantes possam saborear a alegria de conviver em família durante a romaria. Merece destaque o “Concerto para Maria” que será apresentado no sábado à noite, contando com a participação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

A tradicional procissão que sai da Catedral Metropolitana em direção à Basílica no domingo pela manhã, depois de dois anos de pandemia, voltará a enfeitar as ruas do centro da cidade com fé e devoção.

O tema da Romaria de 2022 é MEDIANEIRA DA GRAÇA, EDUCADORA DA PAZ. Pretende-se acentuar o tema da Campanha da Fraternidade de 2022 que reflete sobre a educação atual. O tema da paz será a súplica para que tenhamos dias melhores no mundo em conflitos e divisões. Nesse sentido, durante a Trezena Móvel, a Imagem Peregrina visitará 13 escolas da cidade para que a comunidade educativa possa louvar a Mãe de Deus e nossa. Dia 6 de novembro, às 12 horas, haverá uma missa para todos os educadores.

No dia 6 de novembro, com todo clero de Santa Maria, será celebrada a missa solene da Festa, às 10 horas, no altar-monumento e será presidida pelo Arcebispo de Goiânia e Presidente da Comissão de Educação e Cultura da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva.

Convide os amigos e conhecidos para chegarem no sábado e participarem da programação na Basílica e no Parque e de um momento único, o louvor da meia-noite, quando cada pessoa é convidada a depositar um ramo de flor em gratidão à Virgem Medianeira pelo dom da vida neste tempo que passamos.  É tempo de agradecer.

Dom Leomar Antônio Brustolin – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria