Notícias › 27/05/2019

Grupo de leigos projeta constituição do Conselho Diocesano do Laicato na diocese de Erexim

_DSC0329

Em segunda reunião deste ano, 25 leigos representantes das paróquias, deram continuidade ao processo de organização do laicato da Diocese de Erexim, na manhã deste sábado, 25/5, no Centro de Pastoral.

Inicialmente, o Bispo dirigiu ao grupo palavras de encorajamento e de gratidão por seu trabalho. Falou da recente Assembleia Geral da CNBB que aprovou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, inspiradas nas comunidades primitivas, tendo 4 pilares, a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão.  A partir dessas Diretrizes, o Regional Sul 3 da CNBB, em sua assembleia da ação evangelizadora no início de junho, definirá suas prioridades. Mencionou também o Mês Missionário Extraordinário, estabelecido pelo Papa Francisco para outubro deste ano, quando também será realizada a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, em Roma. Enfatizou a importância de os leigos assumirem seu protagonismo.

Em seguida, Paulo Fassina, apresentou alguns aspectos sobre a formação do Conselho de Leigos bem como algumas indicações para seu estatuto, dentro da realidade diocesana, com representatividade das Paróquias e das Áreas Pastorais.

Na próxima reunião, dia 27 de julho, o grupo continuará a refletir sobre a formação e a composição do Conselho Diocesano de Leigos e de Leigas. 

Ao final, Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral, falou sobre o processo de preparação da 14ª Assembleia Diocesana, estimulando os leigos a participarem ativamente nas pré-assembleias nas paróquias.