Notícias › 27/05/2019

I Encontro Nacional de Coordenadores da Pastoral da Saúde

Aconteceu em Foz do Iguaçu, o primeiro Encontro Nacional de Coordenadores da Pastoral da Saúde, nos dias 16 – 19 de maio de 2019, organizada pela coordenação Nacional da Pastoral. Estiveram presentes 95 participantes de 43 Arqui/Dioceses e de 9 Regionais do Brasil.  

Tivemos na abertura a Santa Missa presidida por Dom Roberto Paes, Bispo referencial Nacional da Pastoral da Saúde e com a presença do Administrador Apostólico de Foz do Iguaçú. Seguiram-se as orientações do encontro e apresentação das Arqui/Dioceses presentes. Do Regional Sul 3 da CNBB estivemos presentes em quatro Coordenadoras: Ir. Elise Sehnem – Coordenadora do Regional, Madalena Ribeiro Bremm da Diocese de Santo Ângelo, Iara Severo da Arquidiocese de Passo Fundo e Maria Elvira Busatta da Diocese de Erechim.

 As palestras ministradas foram as seguintes: Liderança Pastoral, Formação de Formadores, Planejamento Pastoral e cultura organizacional, Orientações para a formação dos agentes, a coordenação e os aspectos psicológicos do agente, políticas públicas e sínodo da Amazônia.

Tivemos oficinas, baseadas nas palestras, seguidas de plenárias.  Houve momentos muito ricos de Mística com Leitura Orante.

Este I Encontro de Coordenadores foi altamente significativo, ajudando a alinhar a Pastoral da Saúde dos Regionais com o Nacional. Cada coordenador/a recebeu instruções, para que possa levar a ação evangelizadora de Cristo, por meio da Pastoral da Saúde. “Ide por todo mundo e anunciai a boa nova para todos os povos.” (Mt 28).  

Fonte: Ir. Elise Sehnem – Coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 da CNBB