EREXIM › 07/06/2022

Igrejas cristãs ecumênicas de Erechim celebram unidade cristã

Membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, da Igreja Evangélica Anglicana do Brasil e da Igreja Católica Apostólica Romana enfrentaram o frio na noite da última sexta-feira e realizaram um encontro de oração pela unidade cristã no templo conhecido como da Igreja Sinodal, perto da igreja São Pedro. Participaram da celebração a diaconisa Carmen Suzana Bayon da Igreja Anglicana, a pastora Alice Liane Klaustemeyer Grieble, e os padres Edegar Passaglia, André Lopes, Leonardo Fávero, Gladir Giacomel, Gilson Samuel e Antonio Valentini Neto.

O encontro fez parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã, que teve como enfoque a passagem do evangelho de São Mateus “vimos seu astro (sua estrela) no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, lembrando a ida dos reis magos a Belém. O subsídio para esta Semana foi elaborado pelas Igrejas Cristãs do Líbano em conjunto com o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos da Igreja Católica e o Conselho Mundial de Igrejas. No Brasil, ele foi adaptado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Pernambuco.

A homilia do encontro esteve a cargo da pastora Alice Grieble, residente em Jacutinga e que atende a igreja sinodal de Erechim. Ela ressaltou a figura dos sábios do Oriente que foram à procura de Cristo guiados pela estrela, que representa a luz. Eles encontraram a luz no mundo na criança de Belém. Cristo veio trazer a paz, a justiça, a salvação. Exortou a cultivar a esperança num mundo melhor, a não se conformar com menos do que se tem direito. Na conclusão de sua reflexão, distribuiu pequena estrela a todos convidando a escrever nela uma palavra que expressasse seu desejo e afixá-la num pano junto com uma estrela maior, representando a que guiou os magos.

Com informações da Diocese de Erexim