Notícias › 04/07/2019

Informativo da Diocese de Santa Cruz do Sul dia 03 de julho

Pastoral do Batismo: Durante a reunião do Conselho de Evangelização, no dia 25 de junho, foi definido que o novo itinerário do batismo de crianças passará a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Até lá as paróquias deverão certificar as comunidades da nova modalidade de preparação de pais e padrinhos. Os tradicionais “cursos de batismo” deixarão de existir e a preparação passará a ser focada na família da criança a ser batizada. Para isso, as paróquias constituem os catequistas do batismo que farão duas visitas à família antes de a criança ser batizada. A primeira visita será feita antes mesmo de a criança nascer e a segunda visita, junto com os padrinhos, depois que a criança tiver nascido. O batismo deverá ser feito, preferencialmente, na paróquia onde residem os pais.

Eucaristia: O ano de 2019 está sendo dedicado ao estudo do sacramento da Eucaristia. A Diocese produziu um Texto Base sobre a Eucaristia que deve ser estudado pelas lideranças e um roteiro de encontros que poderá ser usado pelos grupos e comunidades. Nos dias 21 e 28 de setembro acontecerá o Fórum sobre Eucaristia, quando serão definidas as novas diretrizes para a Eucaristia: idade da primeira Eucaristia; formação de ministros da Comunhão; Eucaristia fora da Missa; Adoração ao Santíssimo, etc.

Assembleia: O SINBRAF (Sindicato dos Empregados de Entidades Beneficentes, Religiosas, Assistenciais e Filantrópicas do Estado do Rio Grande do Sul) está convocando os funcionários da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul para uma assembleia a ser realizada na segunda-feira, dia 08 de julho, as 09h30m na Paróquia da Ressurreição, em Santa Cruz do Sul. A principal pauta é o dissídio dos empregados.

Catequese: Sábado de manhã acontece o encontro regional das equipes paroquiais de catequese da região sul da Diocese, em Santa Cruz do Sul. Para a região norte o encontro será no dia 13 de julho.

Coroinhas: Domingo passado aconteceu o encontro de coroinhas e assessores das comarcas de Santa Cruz do Sul, Linha Santa Cruz e Candelária. No próximo domingo, dia 7 de julho, acontecerá o encontro de coroinhas e assessores das comarcas de Arvorezinha e Encantado, em Ilópolis.

Agenda: Sábado e domingo, Pe. Zeno Rech estará crismando na paróquia Santo Inácio de Lajeado. Domingo, Dom Aloísio preside a missa com crisma de adultos na paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires.