Notícias › 08/10/2019

Informativo Diocesano – Santa Cruz do Sul – 09 de outubro de 2019

Sínodo dos Bispos: Na segunda-feira, dia 7 de outubro, foi aberto, oficialmente o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que vai até o dia 27. Conforme Dom Cláudio Hummes, secretário geral do Sínodo, que é gaúcho e brasileiro, o Sínodo vai trabalhar os seguintes núcleos:

  1. Igreja em saída na Amazônia e seus novos caminhos;
  2. O rosto amazônico da Igreja: inculturação e interculturalidade em âmbito missionário-eclesial;
  3. A ministerialidade da Igreja na Amazônia: presbiterado, diaconato, ministérios, o papel da mulher;
  4. A ação da Igreja no cuidado com a Casa Comum: a escuta da Terra e dos pobres; ecologia integral ambiental, econômica, social e cultural;
  5. A Igreja amazônica na realidade urbana;
  6. A questão da água: a Igreja sente-se chamada a cuidar da água da “casa comum”, ameaçada na Amazônia principalmente pelo aquecimento climático, pelo desmatamento e pela contaminação causada pela mineração e agrotóxicos.

O Papa Francisco, na homilia do domingo, comparava o Sínodo a um fogo: “O fogo de Deus, como no episódio da sarça ardente, arde mas não consome (cf. Ex 3, 2). É fogo de amor que ilumina, aquece e dá vida; não fogo que alastra e devora. Quando sem amor nem respeito se devoram povos e culturas, não é o fogo de Deus, mas do mundo. Contudo quantas vezes o dom de Deus foi, não oferecido, mas imposto! Quantas vezes houve colonização em vez de evangelização! Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos. O fogo ateado por interesses que destroem, como o que devastou recentemente a Amazónia, não é o do Evangelho. O fogo de Deus é calor que atrai e congrega em unidade. Alimenta-se com a partilha, não com os lucros. Pelo contrário, o fogo devorador alastra quando se quer fazer triunfar apenas as próprias ideias, formar o próprio grupo, queimar as diferenças para homogeneizar tudo e todos”.

 

Bispo se reúne com padres: Na sexta-feira, dia 11 de outubro, Dom Aloísio Dilli se reunirá com os padres das comarcas de Encantado e Arvorezinha e no dia 17 de outubro com os padres da comarca de Venâncio Aires. Na segunda-feira, dia 14, o bispo o bispo se reunirá com o Colégio de Consultores da Diocese no Bispado de Santa Cruz do Sul.

 

Crismas: Dom Aloísio Dilli terá o próximo final de semana ocupado com celebrações do sacramento da crisma em três paróquias. Na sexta-feira de noite estará em Travesseiro. No sábado em Relvado. E, no domingo, em Nova Brescia.

 

CDFPT: na quarta-feira, dia 16 de outubro, acontecerá importante reunião da equipe ampliada do Centro Diocesano de Formação Pastoral e Teológica (CDFPT), no Secretariado de Pastoral, com o intuito de sistematizar o trabalho do Fórum da Eucaristia em vista da elaboração das Diretrizes da Eucaristia. A reunião começa às 8h30m.