WEBMAIL

Pastoral Afro-Brasileira divulga Nota: Vidas Negras Importam

Movida pela onda de protestos contra o racismo e a violência policial nos EUA, nos últimos 10 dias, em função do assassinato de George Floyd, a Pastoral Afro-Brasileira, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  emitiu uma nota “Vidas Negras Importam”.

Segundo a Nota, “trata-se de um clamor que brota de diferentes vozes, afirmando que ‘vidas negras importam sim’, e não podem ser exterminadas de forma brutal e covarde pelas forças policiais”. No documento, a Pastoral Afro-Brasileira afirma não ser possível calar-se diante dos processos históricos de banalização e destruição das vidas dos negros e negras.  Conheça, abaixo, a íntegra da nota: “Vidas Negras Importam” abaixo.

Nota da Pastoral Afro-Brasileira

“Vidas negras importam”

A Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem, por meio desta nota, pronunciar-se sobre as manifestações antirracismo que acontecem nos Estados Unidos, Brasil e demais países. É um clamor que brota de diferentes vozes, afirmando que “vidas negras importam sim”, e não podem ser exterminadas de forma brutal e covarde pelas forças policiais.

Aos olhos do criador todas as vidas são importantes, pois surgiram do seu querer amoroso e do sopro vital. A Campanha da Fraternidade deste ano lembrava que a vida é dom e compromisso, motivando todos os brasileiros a renovar seu compromisso de respeito e cuidado com a vida. Não é possível calar diante dos processos históricos de banalização e destruição das vidas dos negros e negras. Esta realidade nefasta, originada na escravidão, ainda pesa sobre o povo negro e se manifesta de diferentes formas na sociedade. É um verdadeiro holocausto, justificado pelo odioso racismo que matou e continua exterminando negros e negras. “Vidas negras importam sim”, é o nosso clamor, o grito seco de nossa garganta, que de forma alguma pode se ausentar da nossa missão evangelizadora.

A Conferência de Aparecida nos ensina que devemos apoiar a luta deste povo: “por isso, a Igreja denuncia a prática da discriminação e do racismo em suas diferentes expressões, pois ofende o mais profundo da dignidade humana, criada a imagem e semelhança de Deus” (DAp 533). Esta luta é de toda a Igreja. Não somente de um grupo. Está presente na irreverente campanha da pastoral da juventude, na luta constante da pastoral afro-brasileira contra o extermínio da juventude negra e também na fala profética do Santo Padre, o Papa Francisco: “não podemos tolerar nem fechar os olhos diante de nenhuma forma de racismo ou de exclusão e pretendemos defender o caráter sagrado de toda vida humana (…) me uno a todos para rezar pelo descanso da alma de George Floyd e de todos aqueles que perderam suas vidas por causa do pecado do racismo”.

Com todas as pessoas de boa vontade, ajuntemos esforços para combater este monstro nefasto. Trata-se de uma ameaça iminente de morte para: crianças, jovens, adultos e idosos. Nesta luta não é possível ignorar e ficar indiferente à política genocida do governo brasileiro, ameaçador da vida e dos direitos arduamente conquistados. Chega de violência! Este é o nosso apelo: “vidas negras importam sim”!

Não podemos parar. Continuemos usando nossas vozes e capacidade de mobilização para continuar denunciando toda a forma de discriminação e racismo. Temos a tarefa de deixar para as gerações futuras um mundo melhor onde a justiça, a paz e a igualdade serão normas de vida.

Que Nossa Senhora Aparecida, a Negra Mariama, nos ajude nesta missão.

 

Padre José Enes de Jesus
Assessor da PAB-CNBB

Dom Zanoni Demettino Castro
Arcebispo de Feira de Santana (BA)
Bispo Referencial da PAB-CNBB

Fonte: CNBB