Artigos, Bispos › 11/04/2019

Os jovens são o agora de Deus

No sábado próximo, 13 de abril, véspera do Domingo de Ramos, realizamos a Oitava Jornada Arquidiocesana da Juventude – 8ª JAJU em Santa Maria. Nossos jovens estão convidados a se encontrarem na Catedral Imaculada Conceição a partir das 8 horas e, logo após a recepção, irão até ao Colégio Santa Maria, onde permanecerão até o final da Jornada com a Santa Eucaristia.

A temática da Jornada é a mesma da Jornada Mundial no Panamá e o lema é: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Nossos jovens participarão com muito esforço, alegria e garra. O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, valorizou, escutou e amou os jovens. Na última Jornada Mundial da Juventude no Panamá ele afirmou: “Vocês, queridos jovens, não são o futuro, mas o agora de Deus!” Esta frase tocou profundamente o coração dos jovens e dos telespectadores do mundo inteiro. Toda a Igreja está retomando esta realidade e assumindo com seriedade o que isto significa para o mundo da era eletrônica, para as famílias, mundo da educação e sociedade.

Em nosso tempo sente-se o desafio de dar espaço novo aos jovens, que são chamados a dar sua contribuição nos mais variados âmbitos da sociedade e da Igreja.

A Jornada quer ser um momento forte de mobilização das juventudes, de conhecimentos, convivência, diálogos, animação artística e celebrante. São João Paulo II, em 1986, já dizia que “cada nova geração precisa de novos apóstolos”. Nossos jovens precisam ser ajudados e estimulados a serem os apóstolos e evangelizadores do imenso mundo juvenil de nossos dias. Eles sabem se comunicar e sentem o chamado do Senhor para a missão que lhes cabe. Não é por nada que o Papa Francisco considera a juventude, como o “agora de Deus”.

Nossas juventudes possuem um potencial muito grande a ser canalizado, preparado e colocado a serviço da evangelização e dos valores novos nas famílias e nos mais variados ambientes da sociedade.

O início da Semana Santa é o tempo favorável para seguir o jovem Jesus Cristo em sua coragem de salvar a humanidade doando sua vida no maior sofrimento com a morte de cruz, sepultamento e a ressurreição no terceiro dia.

Maria é a jovem modelo para todas as pessoas e gerações: “Faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38). Que esta 8ª JAJU seja muito participada e abençoada!

+ Hélio Adelar Rubert – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria